quinta-feira, 7 de abril de 2011

Concílio Integrado da União Centro-Oeste Brasileira (UCOB)


[Anápolis, GO] De 28 a 31 de março, pastores, anciãos e membros voluntários da Igreja Adventista na região Centro-Oeste, participaram do Concílio Integrado da União Centro-Oeste Brasileira (UCOB) em Anápolis, interior de Goiás. Juntos, 150 líderes trabalharam para alinhar a visão de “crescer saudável” e a missão de “fazer discípulos”. Através da oração, estudo da Bíblia e diálogo as ações evangelísticas para 2011 foram traçadas, com base nos Pequenos Grupos e no projeto "Família por Famílias - Preparando uma Geração com Esperança". O objetivo é que uma família ore por outra família, tendo a oportunidade de testemunhar de Jesus para ela.

Para começar cada reunião, o Dr. Roberto Pereyra, professor na Faculdade Adventista de Teologia (FAT - UNASP), estudou o documento de “Reavivamento e Reforma” escrito pela Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Através dos textos analisados, Pereyra levou cada participante a pensar na grande necessidade que a igreja tem hoje, tornar o reavivamento, a reforma, o discipulado e o evangelismo as prioridades mais urgentes e importantes da vida pessoal e nas áreas do ministério.

O líder da Divisão Sul-Americana, pastor Erton Köhler, falou sobre o as ações evangelísticas para 2012. “Sonhamos com a distribuição de 15 milhões de livros missionários “A Grande Esperança em um único dia”, disse animado. O livro será uma compilação do volume “Grande Conflito”, escrito pela norte-americana Ellen White. “Queremos atingir 35% das pessoas na América do Sul, e isso será um grande impacto. 2012 é o ano em que o mundo crê que a Terra vai ter o seu fim. Mas nós achamos que o fim pode ser apenas o começo da grande esperança”, finaliza Köhler.

Outros convidados foram: pastor Berndt Wolter, professor na Faculdade Adventista de Teologia (FAT - UNASP), que continuou as aulas sobre o “Planejamento Estratégico” adotado pela UCOB em 2010; doutora Claudia Bruscagin, doutora em psicologia clínica, terapeuta de casais e família, que focou nas famílias e na importância delas; professora Thalita Regina, coordenadora pedagógica do departamento de Educação na Associação Paulista Oeste, falou sobre o desenvolvimento dos adolescentes; o professor Thadeu Silva, sociólogo, trouxe dados importantes da Pesquisa Jovem realizada em 2008 no Brasil com mais de 25 mil Adventistas do Sétimo Dia; Luiz Claudio que através da música trouxe mais espiritualidade no encontro; e Josmar Arrais, consultor e facilitador da Franklin Covey Brasil, mostrou como é possível engajar a equipe para produzir mais. “Se os líderes da UCOB conseguirem manter um ambiente de confiança, um propósito e visão claros, sistemas alinhados e liberar o talento das pessoas para produzir o seu melhor, eu acredito que possam triplicar os resultados que estão tendo”, enfatiza Arrais.

Wagner Almeida é pastor no distrito de Itapoã, Distrito Federal. Este é o primeiro concílio que ele participa e sai com a impressão de que o Espírito Santo está atuando na liderança da igreja. “Recebemos aqui alguns momentos do derramamento do Espírito Santo! Louvo a Deus pela oportunidade de ter participado deste concílio e quando voltar para o meu distrito vou na certeza de que essa igreja está na mão de Deus. Ele está conduzindo sua igreja para a eternidade”, descreve ele.

Para os mais experientes, o sonho do passado está se realizando na igreja hoje. Milton Viana, pastor em Gurupi, Tocantins, crê assim. “Estamos fazendo história aqui. Meu pai e meu avô sonhavam com esse momento. Fiquei emocionado várias vezes ouvindo e vendo coisas que eles almejavam no passado. Posso dizer com toda a certeza e convicção, o Espírito de Deus está trabalhando na liderança da igreja na UCOB”, narra Viana.

Para Adriana Pedreira que freqüenta a igreja de Guanandi, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, é hora de acordar. “Estamos vendo os trovões da Chuva Serôdia, o Senhor está dando uma oportunidade e falando isso para a igreja. Eu estou cheia de vontade de realmente trabalhar mais pelo meu Mestre e levar a minha igreja a isso também. Precisamos do senso de urgência”, exalta.

Satisfeito, o líder geral da Igreja Adventista no Centro-Oeste, pastor Helder Roger percebe uma renovação espiritual. “Eles vão sair daqui animados pelo ambiente, pelos sermões, pela inspiração que recebemos. Foi uma obra genuína do Espírito Santo no nosso coração. O processo vai continuar, teremos mais pessoas envolvidas com a visão de “ser antes de fazer”, e assim vamos ver uma igreja que vai ser transformada para mais perto de Cristo, para ser uma igreja saudável, uma igreja comprometida para a terminação da obra e a pregação do evangelho”, finaliza Roger.

Por Caroline Carnieto

Nenhum comentário:

Postar um comentário