quarta-feira, 19 de outubro de 2011

7ª CARTA À IGREJA EM LAODICÉIA

7ª CARTA
CARTA À IGREJA EM LAODICÉIA


NOME DA IGREJA......................... LAODICÉIA
SIGNIFICADO................................ Julgamento do Povo ou Povo do Juízo
PERÍODO APROXIMADO.............. Ano 1844 – Segunda vinda de Cristo
TEXTO BÍBLICO............................ APOCALIPSE 3:14 - 22


A palavra LAODICÉIA vem de dois vocábulos gregos combinados (Laos e Dike), que significam: LAOS = Povo e DIKE = Juízo. O correto significado de Laodicéia é: POVO DO JUÍZO ou DO JULGAMENTO, JULGAMENTO DO POVO. Pode também ser interpretado como Povo Justo, Povo Justificado. Isso quer dizer que a igreja de Laodicéia corresponde exatamente à época do JUÍZO INVESTIGATIVO QUE TEVE INÍCIO EM 1844, segundo as profecias de Daniel e Apocalipse (Quando, futuramente, formos falar sobre o livro de Daniel, trataremos melhor desse assunto). Essa igreja, sendo, profeticamente, a igreja do último período, irá até a volta de Cristo. Como última igreja de Cristo na Terra, Laodicéia tem uma derradeira mensagem de esperança para o mundo. Os detalhes dessa mensagem encontra-se nos capítulos 10(dez) e 14(catorze) de Apocalipse.

A cidade de LAODICÉIA era chamada originalmente de DIÓSPOLIS, Cidade de Zeus. Antíoco II, Rei da Síria (260-247 A.C.), ampliou a cidade e a engrandeceu mudando seu nome para LAODICÉIA em homenagem a sua esposa LAODICE.
Essa cidade era considerada “A CIDADE DE BANQUEIROS E FINANÇAS”. Por causa de suas riquezas e grandes casas de câmbio, seus habitantes eram arrogantes, orgulhosos e satisfeitos consigo mesmos. Ao sul da cidade, nas colinas, haviam FONTES DE ÁGUA QUENTE que burbulhavam e essa água era conduzida por um aqueduto até a cidade. Algumas dessas fontes eram de água fria, quente e morna. Alguns acreditavam que as águas possuíam propriedades curativas. Os banhos mornos e as fontes minerais atraiam muitos visitantes da Europa e da Ásia. Essa água era agradável para o banho, contudo, de sabor desagradável e PRODUZIA NÁUSEAS SE FOSSE INGERIDA.

Em LAODICÉIA havia também uma escola de medicina, cujo os médicos preparavam o famoso “PÓ FRÍGIO” com o qual se fabricava UM COLÍRIO PARA A CURA DA OFTALMIA, ou seja, inflamação nos olhos.

Na cidade havia a comercialização de diversos produtos, principalmente os tecidos e tapetes finos, macios DE COR PRETA,que eram fabricados de uma lã natural lustrosa de uma espécie de OVELHAS PRETAS. Os produtos mais famosos eram OS VESTIDOS sem costura, PRETOS, QUE ERAM MUITO USADOS PELOS LAODICENSES COMO EVIDÊNCIA DE SUA RIQUEZA.

AS CARACTERÍSTICAS DA CARTA À LAODICÉIA

1 – DESCRIÇÃO DE CRISTO – Amém, Testemunha Fiel e Verdadeira, Princípio da Criação de Deus.

Amém é um termo hebraico que significa “O QUE É VERDADE”. É uma forma de relembrar aos laodiceanos que Ele pode demonstrar-lhes sua verdadeira situação.
Cristo também se apresentou como “A Testemunha Fiel e Verdadeira”. O fato dEle ter usado esse título era porque estava se dirigindo a PESSOAS QUE ENGANAVAM A SI MESMAS. Ele desejava que elas confiassem no diagnóstico triste, porém, verdadeiro que Ele lhes apresentava.

Ao identificar-se como “O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS”, Jesus estava querendo dizer que, se os laodiceanos admitissem a verdade que acabavam de ouvir, ele poderia recriá-los, mudando completamente a situação.

O que significa a frase “O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS”?
Há religiões por aí que procuram se apoiar em textos como esse para afirmar que Jesus é um ser criado, o primeiro ser criado por Deus e, portanto, não tem prerrogativas divinas e não deve receber adoração. (Exemplo: Testemunha de Jeová).
No original grego, a palavra “PRINCÍPIO” é “ARCHÊ”, alguns pronunciam como ARQUÊ, que tanto pode ter um sentido ativo como passivo. No sentido passivo, Cristo seria o primeiro ser “criado”. Não é porém, o caso. Nesse texto temos de admitir o sentido ativo.

No livro: “JÓIAS DO NOVO TESTAMENTO GREGO”, edição de 1966, pág. 80, o Dr. KENNETH S. WUEST, diz: “O vocábulo ‘princípio’ tem dois sentidos no grego, O PRIMEIRO DE UMA SÉRIE e o ORIGINADOR de ALGUMA COISA. Nosso Senhor foi o originador do universo criado, pelo fato de haver sido Seu criador”(extraído de Consultoria Doutrinária, 170).
Para enriquecer nosso comentário, vamos citar alguns textos bíblicos que reforçam a afirmação de que Jesus é um ser divino e criador (anote os textos e depois confira, pois, vamos fazer um paralelo entre alguns textos que se referem a Deus e a Jesus):

APOCALIPSE 1:8 - “8 Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.” (Se referindo a Deus)
APOCALIPSE 22:13 – “13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.” (Se referindo a Jesus)
ISAIAS 44:6 – “6 Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.” (Se referindo a Deus)
APOCALIPSE 1:17 – “17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último” (Se referindo a Jesus)
APOCALIPSE 2:8 – “8 Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:” (Se referindo a Jesus)
COLOSSENSES 1:16 – “16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.” (Se referindo a Jesus)
COLOSSENSES 2:9 – “9 porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.” (Se referindo a Jesus)
JOÃO 1:1-3,10,14,18 – “1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai . 18 Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.”(Se referindo a Jesus)

2 – CRISTO CONHECE – Obras. Morno, nem frio nem quente, Pretensões falsas.

Jesus, a Testemunha Fiel e Verdadeira, ressoa Sua voz na mais grave denúncia contra Sua Igreja, como jamais fizera antes. Uma escritora cristã escreveu o seguinte:
“A mensagem laodiceana aplica-se ao povo de Deus que professa crer na verdade presente. A maior parte, são professos MORNOS, tendo o nome mas faltando-lhes o zelo.” “Professam amar a verdade, todavia são DEFICIENTES NO FERVOR e no devotamento cristãos. Não ousam desistir inteiramente e correr o risco dos incrédulos, não se acham, no entanto, dispostos a morrer para o próprio eu e seguir exatamente os princípios de sua fé.” (Testemunhos Seletos I, pág. 476,477).

Uma das coisas impressionantes e que não devemos esquecer jamais, é o fato de que toda essa acusação recai PRIMEIRO SOBRE O ANJO SIMBÓLICO DE LAODICÉIA, que, como já falamos em outros programas, representa “OS MINISTROS”, “A DIREÇÃO RESPONSÁVEL PELA IGREJA”.
Essa acusação de Cristo não tem por objetivo ressaltar a obra missionária mundial da direção, e sim, A VIDA ESPIRITUAL INTERNA DA IGREJA, NEGLIGENCIADA POR ESSES MINISTROS.
A frieza e o calor espirituais são preferíveis, diante de Deus, à MORNIDÃO. É muito mais fácil converter um pecador do que despertar um RELIGIOSO MORNO DO TORPOR ESPIRITUAL EM QUE SE ENCONTRA.
A experiência de conversões ao longo dos anos, tem demonstrado que quando um pecador, por mais gelado no pecado que esteja, aponto de sucumbir nele, escuta os apelos do evangelho, pode sentir o desejo de aproximar-se do Seu Salvador Jesus. Mas, para aquele que é decididamente MORNO, isto não acontece, pois, O MORNO, TORNOU-SE MEIO RELIGIOSO E MEIO MUNDANO, VIVE APENAS UM CRISTIANISMO MECÂNICO, sem vida de Cristo, sem fervor cristão. Essa pessoa está contente e satisfeita com seu cristianismo medíocre e de fachada.
3 – LOUVOR ELOGIO APRECIAÇÃO – Não há Louvor, nem Elogio, nem Apreciação.

Laodicéia é a única das 7(sete) igrejas em que não há elogio algum. Não era pra menos, pois, o destino da igreja depende da maneira como esta mensagem é recebida e a grande MAIORIA DE SEUS MEMBROS ESTÁ TRANQUILA NUMA FALSA SEGURANÇA CARNAL E CHEIOS DE JUSTIÇA PRÓPRIA. Uma escritora escreveu:
“Vi que o testemunho da Testemunha Verdadeira não teve a metade da atenção que deveria ter. O solene testemunho de que DEPENDE O DESTINO DA IGREJA tem sido apreciado de MODO LEVIANO, SE NÃO DESATENDIDO DE TODO. Tal testemunho deve operar profundo arrependimento; todos os que o recebem de verdade, obedecer-lhe-ão e serão purificados.” (Primeiros Escritos, 270).

4 – REPREENSÃO REPROVAÇÃO – Miserável, Pobre, Cego, Nu, Desgraçado, Infeliz.

Aqui está revelada a verdadeira condição de LAODICÉIA e a causa dela se encontrar neste estado deplorável, ou seja, A SUA PRETENSÃO DE SER O QUE EM REALIDADE NÃO É. Os laodiceanos contemplam-se a si mesmo através de uma falsa perspectiva. Há uma tendência dos membros da igreja de Laodicéia de deixar-se induzir à justiça própria. Sua grande maioria, orgulha-se de ser a guarda do puro evangelho de Cristo, de ser a legítima depositária da verdadeira luz para o século atual, de ser a igreja do Senhor Jesus desta última geração.
Esse povo orgulha-se de sua inigualabilidade como organização, de sua grandiosa obra missionária mundial, de suas numerosas instituições, de seus processos financeiros, de seu magnífico corpo de ministros. É um tremendo desastre!
Uma igreja que pelo fato de conhecer um tão maravilhoso conjunto de verdades bíblicas bem estabelecidas e logicamente elaboradas e possuir uma estrutura mecânica mundial bem organizada, pensar assim: “Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma” (Apocalipse 3:17).
Um dos maiores motivos pelo qual os filhos deDeus se encontram neste estado de cegueira espiritual, é que NÃO QUEREM RECEBER A CORREÇÃO. Acham que tudo está bem, quando na verdade quase tudo vai mal.
5 – CONSELHO – Arrependa-se, sê zeloso, compre Ouro, Vestiduras Brancas e Colírio. Abra a porta.

Após examinar o “paciente”, Laodicéia, o Grande Médico, Jesus, vê que, para sua tríplice enfermidade (Pobre, Cego e Nu), somente poderá livrá-la, o também, TRÍPLICE REMÉDIO provido por Ele:
1) Ouro refinado pelo fogo(para torná-los ricos)
2) Vestiduras Brancas(para cobri-los de sua nudez);
3) Colírio(para fazê-los enxergar.

O que estes 3(três) símbolos representam?

1 – OURO REFINADO PELO FOGO

No livro Preparação Para a Crise Final, edição de 1975, na pág. 34, 35, encontramos:

“34 - O ouro aqui recomendado como tendo sido provado no fogo, é FÉ e AMOR. Ele enriquece o coração; pois foi purgado (livre de impurezas, purificado) até tornar-se puro, e quanto mais é provado tanto mais intenso é seu brilho” “35 – Satanás está trabalhando constantemente para tirar do coração do povo de Deus estes preciosos dons. Todos estão empenhados no JOGO DA VIDA. Satanás sabe muito bem que se conseguir extirpar (arrancar) O AMOR e a FÉ, colocando em seu lugar EGOÍSMO e INCREDULIDADE, todos os traços preciosos restantes serão habilmente eliminados por SUAS MÃOS ENGANADORAS, E O JOGO ESTARÁ PERDIDO.”
2 – VESTIDURAS BRANCAS

“Os vestidos brancos são a PUREZA DE CARÁTER, A JUSTIÇA DE CRISTO comunicada ao pecador. É na verdade uma vestimenta de textura celeste, que só se pode comprar de Cristo por uma vida de voluntária obediência” (Preparação Para a Crise Final, 34).

No passado, os antigos moradores da cidade de Laodicéia vestiam-se de PRETO, como evidência de sua riqueza. No presente, Jesus diz que os laodiceanos modernos estão nus, cheios de justiça própria.
Desde a entrada do pecado no mundo, a humanidade tem procurado justificar-se perante Deus. Há uma tendência do homem em querer justificar-se através de boas obras, obediência e bom comportamento. Tudo isso tem o seu devido valor, mas, NÃO PODE SER FEITO COM O OBJETIVO DE ALCANÇAR A JUSTIFICAÇÃO e sim como evidência daquele que foi justificado por Cristo.
O profeta Isaias nos diz: “6 Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam.” – (Isaias 64:6).
Somente através da justiça de Cristo que é dada pela fé ao pecador arrependido, o homem poderá apresentar-se devidamente vestido diante de Deus, no aspecto espiritual.

3 – COLÍRIO

“O colírio é aquela sabedoria e graça que nos habilitam a distinguir entre o mal e o bem, e PERCEBER O PECADO SOB QUALQUER DISFARCE” (Preparação Para a Crise Final, 34).

Dentre as características da carta à LAODICÉIA, destaca-se também o conselho de Cristo:
“Eis que estou a porta e bato” (Apocalipse 3:20). Jesus espera que abramos a porta para Ele entrar.
Que porta é esta em que o Salvador bate e de que maneira Ele bate?

No livro: “A verdade Sobre as Profecias do Apocalipse”, pág. 114, nós encontramos:

“Toda advertência, reprovação e súplica da Palavra de Deus, ou recebida por meio de Seus mensageiros, é UMA BATIDA NA PORTA DO CORAÇÃO. É A VOZ DE JESUS QUE SOLICITA ENTRADA. A cada toque não atendido, torna-se mais fraca a disposição para abrir. A impressão do Espírito Santo que é hoje rejeitada, não será tão forte amanhã. O coração torna-se menos impressionável, e cai NUMA PERIGSA INCONSCIÊNCIA da brevidade da vida e da grande eternidade além.”
6 – AVISO ADVERTÊNCIA – Vomitar-te-ei da Minha boca.

O povo que vive no tempo da igreja de Laodicéia, o último período profético, precisa mudar, urgentemente, pois, da mesma forma que a ÁGUA MORNA DA CIDADE DE LAODICÉIA CAUSAVA NÁUSEAS, vômitos, assim também essa igreja está causando “NÁUSEAS” NO NOSSO SENHOR JESUS, figurativamente, ao ponto dEle dizer que “ESTOU A PONTO DE VOMITAR-TE DA MINHA BOCA” (Apocalipse 3:16).

O que significa essa figura de linguagem?

Há muitos anos uma escritora cristã escreveu o seguinte:

“A figura de vomitar da Sua boca significa que Ele(Jesus) não pode oferecer a Deus as vossas orações ou expressões de amor. Não pode aprovar de forma alguma o vosso ensino de Sua Palavra ou o vosso trabalho espiritual. Não pode apresentar os vossos cultos religiosos com o pedido de que vos seja concedida graça.” (Testemunhos Seletos III, pág. 15).

Ora, se Jesus não oferecer nossas orações e expressões de amor a Deus, nem aprovar nosso ensino de Sua Palavra, nem o nosso trabalho espiritual, então, estaremos IRREMEDIAVELMENTE PERDIDOS e de nada valerá o estarmos em Sua igreja, pois, nessas condições, estaremos MORTOS ESPIRITUALMENTE, vivendo um cristianismo mecânico e falto da vida de Cristo.

7 – PROMESSA E RECOMPENSA – Comer com Jesus, assentar-se com Ele no Seu trono.

Participar de uma ceia na companhia de Jesus que bela recompensa aguarda aos que abrirão a porta do coração ao Amado Salvador. Assentar-se no Seu trono, significa que participarão de Seu reino e poder, fato esse que acontecerá no milênio, onde os salvos receberão poder para julgar os ímpios, que não se arrependeram e nem foram salvos, por ocasião da 2ª vinda de Cristo.

6 comentários:

  1. irmao percebi que vc é um servo de Deus assembleiano, quero apenas lhe dizer que a expressão "JUÍZO INVESTIGATIVO QUE TEVE INÍCIO EM 1844" foi criada por Ellen G White que criou a igreja Adventista que em termos escatologicos é uma grande heresia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão , temos que ter muito cuidado antes de chamar as revelações de Deus de heresias. O movimento adventista é muito sério e quer levar a salvação para todos ( Jesus Cristo), oremos para que o Espírito Santo abra o nosso coração para a verdade. Paz de Jesus

      Excluir
    2. Kkkkk quanta burrice Ellen White Era metodista e muito tempo depois veio para a Igreja Adventista vai conhecer a história para não falar heresia, da pra ver que não estudou sabe o que oedro em sua carta diz de pessoas como você que naotem intendimento bíblico e história, que vocês torcem as escrituras para a própria perdição 2 pedro 3:16

      Excluir
  2. O Juízo investigativo seria tão simples de entender se permitissem ouvir a voz do Espírito Santo. Quando Cristo voltar todo caso já estará determinado ou seja todos já passaram pelo juízo.Cristo só virá recolher todos os Salvos de todas as eras. Ou seja há sim um juizo investigativo. Seria tão se todos estudassem mais a questão do santuario....

    ResponderExcluir
  3. En vês de discutir a palavra vamos abrir a porta e sair de Laodicéia que seja juízo investigativo ou não Jesus está voltando!!! Pois conhecimento sem o temor e envão.

    ResponderExcluir
  4. 1 Pedro 4: 17. Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? 18. E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?
    https://bibliajfa.com.br/app/acf/60N/4/17

    ResponderExcluir