quinta-feira, 22 de setembro de 2011

1ª CARTA À IGREJA EM ÉFESO

NOME DA IGREJA...................................... ÉFESO
SIGNIFICADO.............................................. DESEJÁVEL
PERÍODO APROXIMADO.......................... Ano 31 – 100 d.C.
TEXTO BÍBLICO......................................... APOCALIPSE 2:1-7


A definição da palavra Éfeso é “desejável”. A cidade de Éfeso estava localizada numa “desejável” posição geográfica. O nome desejável a identifica perfeitamente, pois, a igreja apostólica, realmente, era desejável aos olhos de Deus, tendo ao seu favor os seguintes aspectos:


 Fundada diretamente por Cristo, os primeiros líderes aprenderam dEle.
 Era uma igreja fiel aos princípios fundamentais da sã doutrina ensinada por Cristo.
 Possuía o poder d chuva temporã, o Espírito Santo e seus maravilhosos dons.
 Não faltaram grandes profetas.
 Obras maravilhosas eram manifestadas em seu meio.
 A ação missionária era inigualável e extensiva.
 O melhor testemunho fiel em favor de Jesus.


AS CARACTERÍSTICAS DA CARTA À ÉFESO




1 – DESCRIÇÃO DE CRISTO – Aquele que tem 7 estrelas, anda no meio dos 7 candeeiros.


Já comentamos que os “candeeiros” são as igrejas em seus diversos períodos e também já abordamos que os “anjos” são os ministros, a direção responsável pela igreja, em cada época da história, desde a era apostólica até a volta de Cristo.


2 – CRISTO CONHECE – Obras, labor, perseverança.


Cristo lhe conhece muito bem. Ele sabe se suas obras são boas ou más. Sabe de tudo que você tem feito ou está pensando em fazer. As profundezas de cada coração estão claras e abertas aos olhos de Deus. Ele sabe se você tem perseverado ou está desistindo dEle.


3 – LOUVOR, ELOGIO, APRECIAÇÃO – Não esmoreceu, suporta provas, prova os que ensinam, odeia obras dos Nicolaítas.


Todos os apóstolos, com exceção de João, foram assassinados. Nero foi um dos primeiros a lançar mão da espada contra a igreja vitoriosa. Mandou tocar fogo em Roma no dia 19 de julho de 64 d.C. e acusou os cristãos de terem feito isso. Cobriu alguns cristãos com peles de animais, para serem devorados por cães. Foram pregados em cruzes ou cravados em estacas no chão, que lhes furavam a garganta. Eram vestidos com túnicas ensopadas de um tipo de combustível e acesos como tochas humanas para espetáculo público.
Os Nicolaítas (mencionados também na carta à Pérgamo) eram cristãos que seguiam certas doutrinas e práticas contrárias à revelação. Ensinavam que a sensualidade não contaminava o espírito, reinando entre eles, a libertinagem sensual, a exaltação do adultério, a permissão de comer coisas sacrificadas aos ídolos. Além disso, negavam a divindade de Cristo.


4 – REPREENSÃO, REPROVAÇÃO – Abandonou o primeiro amor.


Com a morte dos apóstolos, os cristãos que tomaram seus lugares, perderam aquele “fogo” espiritual do primeiro amor por Jesus e o evangelho. Dessa maneira, permitiram que ingressasse na igreja uma falta de amor pelas almas por quem Cristo deu a vida, gerando desânimo e falta de fervor.


5 – CONSELHO – Lembra-te de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras.


6 – AVISO, ADVERTÊNCIA – Candeeiro será removido, caso não te arrependas.


Se a igreja não atendesse a admoestação, não voltando ao primeiro amor, à prática das primeiras obras, Jesus moveria do seu lugar, o “candeeiro”, ou seja, Jesus privaria a igreja da luz e das bênçãos do evangelho, que até ali estavam ao seu alcance, para confia-las a outras mãos.
A indiferença é uma das piores coisas na vida espiritual. Só aceitar a verdade, meramente, sem vive-la, não salva ninguém. É necessário viver a verdade com zelo e fervor.


7 – PROMESSA E RECOMPENSA – O vencedor comerá da árvore da vida.


Vencer o quê?
Dois mundos devem ser conquistados na batalha da vida. O mundo interior e o exterior.
Temos uma grande batalha a travar com nosso próprio eu, que gosta das coisas desse mundo. Somente o apego a Jesus e a Sua palavra, fará com que o cristão seja um vitorioso diante de tantas coisas que o inimigo coloca no mundo para nos distrair e ocupar nossa mente.
Quem sair vitorioso do conflito entre Cristo e Satanás, terá o direito de comer da árvore da vida, que Adão e Eva perderam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário