quinta-feira, 22 de setembro de 2011

3ª CARTA À IGREJA EM PÉRGAMO

NOME DA IGREJA..................................... PÉRGAMO
SIGNIFICADO............................................. ELEVAÇÃO
PERÍODO APROXIMADO......................... Ano 313 - 538
TEXTO BÍBLICO........................................ APOCALIPSE 2:12-17

Pérgamo significa “ELEVAÇÃO”, pois a própria cidade estava localizada numa elevação (montanha) de 1000 pés (300 metros) acima do vale. Este significado descreve evidentemente o caráter e a vida espiritual da igreja em seu novo período. A igreja de Pérgamo é também denominada “IGREJA IMPERIAL”, em virtude de ter sido elevada à categoria de IGREJA DO ESTADO e de terem os imperadores preponderância (predomínio, supremacia) em sua vida a começar com CONSTANTINO I, O GRANDE. O terceiro Selo, que corresponde ao mesmo período de Pérgamo, esclarece melhor como a igreja foi elevada à categoria de igreja do estado.
Outra curiosidade da cidade de Pérgamo era que ela era um grande centro cultural. Possuía uma biblioteca de 200.000 (duzentos mil) rolos (volumes), concorrendo com a do Egito. O interessante era que o rei do Egito, PTOLOMEU V, proibiu as exportações de papiro de seu país. O papiro vinha de uma planta que nascia as margens do NILO. Sem ter papiro para escrever, os habitantes de Pérgamo fundaram fábricas de pergaminho. O pergaminho era um tipo de couro altamente refinado. A sanção econômica do rei do Egito, funcionou como um estímulo aos habitantes de Pérgamo, levando-os à concorrência e criando um produto de superior qualidade, o pergaminho que nos lembra sua origem, Pérgamo.
AS CARACTERÍSTICAS DA CARTA À PÉRGAMO

1 – DESCRIÇÃO DE CRISTO – Aquele que tem a espada afiada de dois gumes.

Jesus aqui se apresenta como “aquele que tem a espada afiada de dois gumes”. Essa espada não é uma espada real, de aço, mas simbólica. É A ESPADA DO ESPÍRITO, A PALAVRA DE DEUS de Efésios 6:17 e Hebreus 4:12, que penetra ao ponto de dividir juntas e medulas, ou seja, penetra no mais profundo da vida física e espiritual. Que interpreta os pensamentos e intenções ou os desejos concretizados pelo coração humano. Com uma espada tal vem Jesus fazer guerra à igreja que o abandonou para amparar-se no braço do estado romano.

2 – CRISTO CONHECE – Mora onde está o trono de Satanás.

Para entendermos o porque de Cristo dizer que a igreja de Pérgamo habita onde está o trono de Satanás, precisamos recapitular um pouco mais da história dessa cidade.
Quando os persas conquistaram os babilônios, estabeleceram liberdade a seus habitantes. Os sacerdotes babilônicos, mais tarde, revoltaram-se e saíram da cidade de Babilônia. Posteriormente fugiram para Pérgamo e estabeleceram ali o seu quartel general, Pérgamo, portanto, tornou-se assento do satânico sistema dos mistérios de Babilônia. Esta falsa religião foi edificada com a falsa pretensão de estabelecer uma ponte entre o céu e a terra. O monarca governante tornou-se o líder do sistema. Seu título “PONTÍFICE MÁXIMO”, é significativo. “PONT” significa uma ponte e “MÁXIMUS” significa “GRANDE”. Em outras palavras este título quer dizer: “O EDIFICADOR DA GRANDE PONTE”. Pontífice significa também “FAZEDOR DE PONTE”, portanto, a expressão completa do título “Pontífice Máximo” é: O MAIOR CONSTRUTOR DE PONTES. Podemos ver que há uma semelhança com a Torre de Babel, cujo propósito era alcançar o céu por esforços humanos.
Quando os romanos, em suas conquistas, apoderaram-se da cidade de Pérgamo, fizeram-na capital da Ásia menor e sede de um tribunal. O rei de Pérgamo, ao entregar seu reino aos romanos, entregou também todo este culto que agora tinha sido transferido para Roma e desde então tem sido o quartel general deste falso sistema. Roma passou a ser o local onde está o trono de Satanás, pois, Satanás governava utilizando os imperadores como instrumentos que eram adorados como deuses.
Outra curiosidade sobre o governo de Satanás através dos imperadores é que com o passar do tempo, a cidade de Pérgamo, tornou-se também a sede de muitos templos pagãos. Foi erigido um templo em honra ao imperador Augusto, em 29 a.C. Posteriormente, outro templo foi dedicado à adoração do imperador Trajano e, bem mais tarde, um outro dedicado ao imperador Severo.

3 – LOUVOR, ELOGIO, APRECIAÇÃO – Conserva o nome de Jesus, não negou a fé. “Antipas, minha fiel testemunha.”

Mesmo habitando na cidade onde estava o trono de Satanás, a cidade dos césares deificados, a igreja retinha nome de Cristo e a Sua fé.
Sobre “ANTIPAS”, alguns comentaristas dizem o seguinte: Antipas não era propriamente um personagem, e sim uma classe de cristãos que resistia ao desenvolvimento do poder dos Papas e Bispos. Uma combinação de duas palavras: “Anti”, significando “CONTRA”, “OPOSTO”, e “Papas”, significando “PAI” ou “PAPA”.
Outra interpretação focaliza “Antipas” como um mártir, que se recusou a adorar o imperador, tendo sido colocado dentro de um bezerro de latão ou bronze, até ser queimado lentamente quando o tal bezerro foi aquecido ao ponto de ficar incandecente.

4 – REPREENSÃO, REPROVAÇÃO – Permite doutrina de Balaão e Nicolaítas.

O nome de Balaão é usado aqui como uma metáfora para representar aqueles cristãos de Pérgamo que estavam praticando uma religião misturada com o paganismo.
Para entendermos melhor o assunto, vamos tentar resumir a história de Balaão nesse período da idolatria de Israel.
Balaão foi um profeta de Deus que O serviu por muitos anos, contudo, aceitou suborno oferecido por Balaque, rei dos Moabitas, que queria ver o profeta amaldiçoar os filhos de Israel, de maneira que estes não pudessem derrotar os moabitas em batalha.
Deus interviu e todas as vezes que Balaão se reunia com Balaque, proferia uma bênção para o povo de Israel ao invés de maldição. Balaque ficou irado, pois, por três vezes isso se repetiu. Como Balaão estava disposto a obter a recompensa oferecida por Balaque, aconselhou este último a que convidasse os israelitas para um festival pagão, no qual foram oferecidos muito vinho e muitas mulheres. Iludidos pela música e dança e também seduzidos pela beleza das mulheres gentílicas, romperam sua fidelidade a Deus. A condescendência com o vinho, enuviou-lhes os sentidos e derribou as barreiras do domínio próprio. A paixão teve pleno domínio; e, havendo contaminado suas consciências pela depravação, foram persuadidos a curvar-se aos ídolos. Ofereceram sacrifícios sobre os altares gentílicos e participaram dos mais degradantes ritos. O veneno se espalhou como uma infecção mortal pelo acampamento de Israel, e eram tantos os culpados que a apostasia se tornou nacional. O plano de Satanás tendo como instrumento Balaão, foi tão bem sucedido que não somente se achavam os israelitas a participar do culto licencioso do monte Peor, mas os ritos pagãos estavam vindo a ser observados no acampamento de Israel.
Tal era a tendência dos tempos no período da igreja de Pérgamo, no sentido de falsificar o cristianismo com o espírito do paganismo.
O paganismo não podia vencer a igreja como um inimigo. O perigo surge agora de sua amizade. Mediante aliança com o cristianismo, as práticas pagãs introduziu-se na igreja e foi nesse período, representado por Pérgamo, que a adoração de imagens ingressou na igreja.
Esta mútua transigência entre o paganismo e o cristianismo resultou no desenvolvimento do homem do pecado predito na profecia de Paulo em II Tessalonicenses 2:3-4. Esse gigantesco sistema de religião falsa é a obra-prima do poder de Satanás.
Sobre a doutrina dos Nicolaítas, já falamos dela na carta à Éfeso (3ª característica)

5 – CONSELHO – Arrepende-te.

6 – AVISO, ADVERTÊNCIA – Farei guerra, pelejarei contra eles.

A igreja foi chamada ao arrependimento, ao abandono das doutrinas de Balaão e dos Nicolaítas. Se ela não se erguesse para arrancar de seu meio tão repugnantes práticas, seria responsável pelo mal e o SENHOR contra ela batalharia com a espada aguda de Sua boca, ou seja, uma simbologia do poder de Sua Palavra que foi também mencionada na 1ª característica da carta à Pérgamo.

7 – PROMESSA E RECOMPENSA – Maná escondido, Pedrinha branca e Novo nome.

Um vaso com maná foi colocado na sagrada arca no santuário erigido por Moisés. Este era conhecido como “o Maná escondido” (Hebreus 9:3,4) e era um tipo de Cristo, ou seja, Jesus explicou a seus seguidores que, num sentido espiritual, Ele próprio é o maná, o verdadeiro pão que desceu dos céus (João 6:31-51). Somente quando nos alimentamos dEle, o “Pão Vivo”, podemos crescer a Sua semelhança.

A pedrinha branca e o novo nome possuem significados interessantes. Alguns comentaristas dizem que isso refere-se a um antigo costume judicial, em que os juízes nas cortes, nesse tempo, usavam pedras brancas e pretas ao fazerem suas decisões. Quando o réu era condenado, colocava-se uma pedra preta numa urna e quando era inocentado, colocava-se uma branca. Também quando os escravos eram libertados, recebiam pedras brancas onde seus nomes, algumas vezes eram mudados e escritos na pedrinha.
Havia também um costume nos tempos primitivos, onde era difícil viajar por falta de lugares para se hospedar. Nessa época, as pessoas hospitaleiras e as que se beneficiavam da hospitalidade, passavam a ter profunda amizade e consideração mútua. Os gregos e romanos criaram um costume para facilitar a prática. Uma marca, geralmente uma pedrinha branca, cortada pelo meio, sobre cujas metades o dono da casa e seu hóspede escreviam mutuamente seus nomes, para depois intercambia-las (trocá-las). A apresentação dessa pedra bastava para assegurar, a eles, seus filhos e descendentes, amizade, quando quer que voltassem a viajar pela mesma região. É evidente que estas pedras tinham de ser guardadas privadamente, e ocultadas com cuidado, os nomes escritos nelas, para que outras pessoas não obtivessem os privilégios em vez daquelas a quem estavam destinados.

Jacó, depois de sua vitória ganhou um novo nome (Gênesis 32:28). Cada um que vencer, receberá um novo nome, segundo Isaias 60:2. Será um nome que representa a inviolável e santa amizade eterna com Jesus. Um nome que indica que fomos vitoriosos pelo sangue de Cristo.

Um comentário:

  1. Maravilho estudo. Estava pesquisando, e é realmente o que eu precisava.
    Deus abençoe este ministério de vocês.

    ResponderExcluir