quarta-feira, 19 de outubro de 2011

6ª CARTA À IGREJA EM FILADÉFIA

6ª CARTA
CARTA À IGREJA EM FILADÉFIA

NOME DA IGREJA......................... FILADÉFIA
SIGNIFICADO................................ Amor Fraternal
PERÍODO APROXIMADO.............. Ano 1798 - 1844
TEXTO BÍBLICO............................ APOCALIPSE 3:7 - 13

A palavra FILADÉLFIA significa “AMOR FRATERNAL”. Os cristãos desse período eram poucos que “não contaminaram suas vestiduras” no período anterior, ou seja, “SARDES”. Saíram das igrejas protestantes, em sua maioria, para integrarem a nova igreja que estava surgindo no tempo pré-estabelecido pela profecia. Foi também o MENOR PERÍODO DA IGREJA e não sofreu uma só censura do SENHOR JESUS, só elogios.

A nota tônica da mensagem desses cristãos era a segunda vinda de Cristo e a necessidade de um preparo maior para receber o Senhor da glória. O amor fraterno entre irmãos, caracterizou perfeitamente o movimento de FILADÉLFIA. O número dos que, convictos da iminência volta de Cristo, ajuntavam-se cada vez mais, era impressionante fazendo-o crescer até tornar-se o maior que se verificou na história do cristianismo desde os dias apostólicos. Nos capítulos 10(dez) e 14(catorze) de Apocalipse, falaremos muito mais sobre a grande obra da igreja de FILADÉLFIA.

AS CARACTERÍSTICAS DA CARTA À FILADÉLFIA

1 – DESCRIÇÃO DE CRISTO – Santo e verdadeiro, tem a chave de Davi, abre e ninguém fecha, fecha e ninguém abre.

O anjo Gabriel anunciou a Maria o nascimento de Jesus e uma das coisas que o anjo falou foi: “Deus, o SENHOR, lhe dará o trono de Davi, seu pai.”(Lucas 1:32). Jesus foi chamado de “Filho de Davi”, quando esteve na Terra. (Mateus 9:27;20:30,31). Se analisarmos a genealogia de Jesus (Mateus 1:1-17), veremos que Davi é considerado o pai de Jesus, segundo a linhagem carnal ou descendência. O próprio versículo primeiro, chama a Jesus de “Filho de Davi”, “Filho de Abraão”.
Chave é símbolo de autoridade, poder. A mesma autoridade conferida a Davi para reinar sobre Israel, Jesus tem e reinará sobre os remidos num futuro bem próximo. Davi era apenas um símbolo do reinado que está para ocorrer quando o Senhor Jesus estabelecer o Seu reino, que não passará jamais.
Jesus disse que “ABRE E NINGUÉM FECHA, e que FECHA E NINGUÉM ABRE”. O período de dominação papal havia cessado no ano 1798, quando o papa foi preso. Desde a época dos apóstolos, alguns homens pretenderam ter o direito de “FECHAR” a porta da salvação (“52 Ai de vós, intérpretes da Lei! Porque tomastes a chave da ciência; contudo, vós mesmos não entrastes e impedistes os que estavam entrando.” - Lucas 11:52) (“13 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!” – Mateus 23:13), atrapalhando o serviço de Cristo e prejudicando aqueles que queriam segui-Lo fielmente, mas, Jesus declara que só Ele tem autoridade de abrir e fechar a porta da salvação. Em Apocalipse 3:8 Jesus diz: “8 ... tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar ...”. Alguns comentaristas acreditam que essa porta aberta, refere-se a uma oportunidade missionária que surgiu nesse período, da mesma forma que Paulo se referiu às oportunidades missionárias como sendo uma porta aberta (“9 porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários.” – I Coríntios 16:9). (“12 Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor,” – II Coríntios 2:12).
É bem verdade que no período de Filadélfia, a Bíblia começou a circular novamente, mormente com o surgimento de várias SOCIEDADES BÍBLICAS, com o objetivo de editar e difundir a Palavra de Deus por todo o mundo. Podemos citar como exemplo a SOCIEDADE BÍBLICA BRITÂNICA E ESTRANGEIRA, que começou a funcionar em 1804 e a AMERICANA em 1816. Também surgiu por volta desse tempo, o movimento de Escolas Dominicais. Para os comentaristas defendem esse ponto de vista, convém lembrar que as portas da oportunidade missionária podem ser “FECHADAS” por homens que prejudicam o evangelho (“13 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!” – Mateus 23:13), entretanto, a “PORTA DE FILADÉLFIA” em Apocalipse 3:8, “NINGUÉM PODE FECHAR”. Se analisarmos o primeiro verso do CAPÍTULO 4 de Apocalipse, veremos “uma porta aberta no céu”. Pelas características do cenário, trata-se do Lugar Santíssimo do Santuário Celestial. No período da Igreja de FILADÉLFIA as profecias de Daniel passaram a ser estudadas e compreendidas, em virtude de Deus ter prometido a Daniel que no “TEMPO DO FIM”, seu livro seria aberto. (“4 Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim; muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará.” – Daniel 12:4). O “Tempo do Fim” começou no fim dos 1260 dias/anos, ou seja em 1798 com o fim da perseguição papal, conforme Daniel 7:25; 12:7; Apocalipse 12:6; 12:14. (Mais adiante iremos explicar em detalhes essa profecia dos 1260 anos).
Pesquisadores da Bíblia pensavam que Jesus voltaria em 1844, segundo uma profecia de Daniel 8:14. Enganaram-se quanto ao evento, pois, “A repeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o FILHO, senão o Pai” (Mateus 24:36). Contudo, no fim do período de Filadélfia, Deus abre para eles “A PORTA” DO LUGAR SANTÍSSIMO. O fato de Jesus dizer que “Abre e ninguém fecha e que fecha e ninguém abre” e ter posto “uma porta aberta”, significa que, no fim do período de FILADÉLFIA, em 1844, Jesus iniciaria o seu ministério no LUGAR SANTÍSIMO (Abrindo a porta) e encerrando o Seu ministério no LUGAR SANTO (Fechando a porta). Porém, a Igreja de FILADÉLFIA não vira a PORTA DO LUGAR SANTÍSSIMO ABERTA (espiritualmente falando). Fato esse que levou a sua amarga decepção naquele ano e que será melhor esclarecido no capítulo 10(dez) de Apocalipse.
A igreja que viria, LAODICÉIA, passou a compreender todo o ministério de Cristo no Santuário Celestial.


2 – CRISTO CONHECE – “tens pouca força”

3 – LOUVOR ELOGIO APRECIAÇÃO – Guardou a Palavra, não negou o nome de Jesus

A pouca força da igreja de FILADÉLFIA não quer dizer pouca fé e poder do alto, mas, poucos recursos matérias e pouca influência no mundo. Muitos que aguardavam a Jesus em 1844, deixaram de segui-lo quando Ele não veio. Passaram a zombar dos que continuavam fiéis a Cristo, procurando em oração e estudo da Bíblia, o que havia acontecido. Esses zombadores foi citado por Cristo como pertencentes a “SINAGOGA DE SATANÁS” ou “FALSOS JUDEUS”.

4 – REPREENSÃO REPROVAÇÃO– Não existe repreensão, não existe reprovação.

5 – CONSELHO – Conserva o que tens.

Cada cristão fiel tem o direito de receber uma coroa e ninguém ou coisa alguma no mundo deve influenciar na vida do cristão ao ponto de fazê-lo perder sua cora. Jesus aconselha a você e a mim a conservar o que temos de mais precioso, que é A VERDADE DO EVANGELHO, comunicando a outros e vivendo cada dia por seus princípios.

6 – AVISO ADVERTÊNCIA – Não existe aviso, não existe advertência.

7 – PROMESSA e RECOMPENSA – farei dele coluna no santuário de Deus, gravarei nele o nome de Deus, da cidade de Deus e novo nome de Jesus.

A cidade de FILADÉLFIA era frequentemente sacudida por terremotos. No ano 17 da era cristã, um desses terremotos foi tão forte, que muitos dos seus habitantes, sentindo-se amedrontados, viveram muitos anos fora de seus muros, em cabanas e barracas.
Jesus, ao prometer aos filadelfos vencedores que seriam “COLUNAS” no santuário de Deus e jamais sairiam Dalí, queria dizer que ELES TERIAM ESTABILIDADE E SEGURANÇA da vida eterna junto a Deus, estabelecendo um contraste com o TEMOR E NERVOSISMO DO POVO DE FILADÉLFIA APÓS O TERREMOTO. Paulo se refere aos cristãos como “SANTUÁRIO DO DEUS VIVENTE” (“16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” – II Coríntios 6:16). O Santuário nessa passagem de Apocalipse 3:12, não se refere ao santuário celestial, mas, a própria igreja viva redimida. O vencedor receberá um lugar de honra permanente na igreja a ao mesmo tempo de segurança, tal qual UM EDIFÍCIO CELESTIAL VIVO. Como uma coluna, jamais será removido, ou seja, jamais haverá possibilidade de cair ou perder-se, pois, estarão selados como propriedade do SENHOR Jesus.
Além disso tudo, ainda receberão 3(três) INSCRIÇÕES: O nome de Deus, o nome da nova Jerusalém e o novo nome de Jesus. Podemos dizer que serão “ETIQUETADOS”, se você me permite essa expressão, com:
1 - O nome de Deus, cuja propriedade são;
2 – O nome da nova Jerusalém, a cujo lugar se dirigem e porque serão cidadãos da Santa Cidade por 1.000(mil anos) e:
3 – O novo nome de Cristo, por cuja autoridade hão de receber a vida eterna e entrar no reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário