quinta-feira, 22 de setembro de 2011

2ª CARTA À IGREJA EM ESMIRNA

NOME DA IGREJA..................................... ESMIRNA
SIGNIFICADO............................................. Mirra=Perfume(CHEIRO SUAVE)
PERÍODO APROXIMADO......................... Ano 100 – 313 d.C.
TEXTO BÍBLICO........................................ APOCALIPSE 2:8-11

Esmirna significa Mirra = “perfume” ou “Cheiro Suave”. Mirra, em si mesma, é uma pequena planta, que quando esmagada, desprende uma resina aromática de cheiro agradável e de sabor amargo. Entrou na composição aromática do óleo da unção do santuário, seu mobiliário e seus sacerdotes (Êxodo 30:22-30).
Davi e Salomão empregaram a mirra como figura da agradável fragrância que emana do caráter de Cristo (Salmo 45:8; Cântico dos Cânticos 1:13). Um dos presentes que Jesus recebeu, ao nascer, foi mirra (Mateus 2:11). Na Sua morte, Jesus foi ungido com mirra para Sua sepultura (João 19:39-40).
O caráter de Sua igreja, que não deve ser diferente do dEle, é também simbolizado pelo perfume da mirra.
Da mesma forma que a pequena planta chamada de mirra, exalava um belo perfume, quando era esmagada, assim também, a igreja de Esmirna quando “esmagada” por perseguições, exalava o suave perfume simbólico da “mirra” da fidelidade e do amor a seu Salvador.

AS CARACTERÍSTICAS DA CARTA À ESMIRNA

1 – DESCRIÇÃO DE CRISTO – Primeiro e Último, esteve morto, mas tornou a viver.

Sabendo que a igreja de Esmirna passaria por perseguições e até mortes, Jesus procura emprestar um pouco de Sua experiência (esteve morto, mas tornou a viver). Assim sendo, alguns morreriam, mas, a ressurreição estaria assegurada, da mesma forma que Ele morreu e também ressuscitou.

2 – CRISTO CONHECE – Tribulação de 10(dez) dias, falsos judeus, sofrimentos vindouros, pobreza.

O período simbolizado por essa igreja, foi marcado pelo martírio e perseguição aos cristãos. Em profecia, um dia equivale a um ano (Números 14:34; Ezequiel 4:7). Realmente, a igreja de Cristo nesse período sofreu uma perseguição como nunca sofrera antes. Como a profecia indicava uma tribulação de 10(dez) dias e dias representam anos (em profecia), foram 10 (dez) anos de perseguição religiosa. O imperador Deocleciano decidiu que o cristianismo deveria ser eliminado da face da terra e o nome de Cristo apagado. Assinou o edito de Nicomédia em 23 de fevereiro de 303, estabelecendo que todas as igrejas deveriam ser destruídas e queimados os livros sagrados. Alguns pesquisadores calcularam que os mártires dessa perseguição, chegaram a cerca de 50.000 (cinqüenta mil).
Uma verdadeira chacina seguiu-se ao Edito de Nicomédia. Deocleciano autorizou aos seus soldados inventarem novas torturas contra os seguidores de Jesus. Bastões, açoites, cordas. Eram pendurados a postes e em seguida rasgavam-lhe as carnes com unhas de ferro, arrancando-lhes pedaços das pernas, do ventre e das faces. Alguns eram queimados em imensas fogueiras sem distinção de idade ou sexo. Em um dia de natal, na hora do culto, homens cercaram a grande igreja de Nicomédia, repleta de cristãos, juntaram lenha e palha e incendiaram o vasto edifício e todos, em número de 14.000 (quatorze mil), segundo os gregos, foram mártires.
Temos também a história dos 40 gladiadores romanos que aceitaram a fé cristã e devido a isso foram colocados despidos na neve para morrerem de frio e fome. Eles cantavam na noite fria e gelada o seguinte:

“Quarenta gladiadores, por Jesus Cristo lutando;
Pedindo dEle vitória, a coroa reclamando.”

A perseguição terminou 10 (dez) anos depois, quando Constantino assumiu o controle do império romano, assinando o Edito de Tolerância, conhecido como “Edito de Milão”, em fevereiro de 313, concedendo a liberdade de culto aos cristãos e determinando que fosse restituído os bens confiscados dos mesmos durante as perseguições. A perseguição de 10 (dez) anos, portanto, durou de fevereiro de 303 a fevereiro de 313. A acusação de Cristo de que na igreja de Esmirna havia falsos judeus, equivale a dizer que nela havia falsos cristãos,e que, dizer que é cristão sem realmente o ser, era uma afronta para Deus e esses que assim procediam eram considerados, por Cristo, como membros da igreja de Satanás.

3 – LOUVOR, ELOGIO, APRECIAÇÃO – És rico(na fé).

As perseguições tinham tirado os bens materiais dos cristãos,contudo, mesmo diante da pobreza material, Jesus disse que eles eram ricos. Em bens materiais, a igreja de Esmirna tornou-se pobre, porém, era rica na fé, segundo Tiago 2:5.

4 – REPREENSÃO, REPROVAÇÃO – Não existe repreensão, não existe reprovação.

5 – CONSELHO – Não temas. Sê fiel até a morte.

Verdadeiramente os cristãos de Esmirna cumpriram os pormenores dessa profecia. Esmirna foi fiel até a morte e manteve-se uma “mirra”, um perfume, um cheiro suave de fidelidade ao ser “esmagada” pela perseguição.

6 – AVISO, ADVERTÊNCIA – Não existe aviso, não existe advertência.

7 – PROMESSA E RECOMPENSA – Coroa da vida. Não terá segunda morte.

Vemos pela primeira vez no apocalipse o texto sobre A SEGUNDA MORTE. O que é A SEGUNDAS MORTE? É o resultado da culpa do pecador em pecar contra Deus. Quando todos os ímpios ressuscitarão, após o milênio, para morrerem pela segunda vez e ser exterminado todo o pecador que não se arrependeu de seus pecados, não os confessou à Jesus e não fez de Cristo seu Salvador pessoal, nem andou segundo os princípios bíblicos da Palavra de Deus.

3 comentários: