quarta-feira, 5 de outubro de 2011

5ª CARTA À IGREJA EM SARDES

5ª CARTA
CARTA À IGREJA EM SARDES


NOME DA IGREJA......................... SARDES
SIGNIFICADO................................ O que Permanece ou Cântico de Alegria
PERÍODO APROXIMADO.............. Ano 1517 - 1798
TEXTO BÍBLICO............................ APOCALIPSE 3:1 - 6


(“1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.” “2 Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus.” “3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.” “4 Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas.” “5 O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” “6 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”)

Sardes significa “O QUE PERMANECE” ou “CÂNTICO DE ALEGRIA”. É a igreja do período da REFORMA PROTESTANTE ou do PROTESTANTISMO. Certamente a REFORMA PROTESTANTE foi um “CÂNTICO DE ALEGRIA” para os servos de Deus que gemiam sob as perseguições do papado. Porém, essa igreja é também considerada por alguns como ESTAGNADA, em virtude de ter parado e não ter progredido na obra e no fervor dos reformadores. Há comentaristas crendo que, ainda hoje, essa igreja existe, SENDO ELA O PROTESTANTISMO, que se orgulha de seu berço moderno, os ESTADOS UNIDOS PROTESTANTES.
A antiga CIDADE de SARDES era considerada INEXPUGNÁVEL, por estar localizada a aproximadamente uns 300 metros acima do vale, no topo de penhascos praticamente verticais. O Rei CRESO da Lídia, imaginando que o seu tesouro estaria seguro em Sardes, escolheu-a como capital de seu reino. Entretanto, a auto-suficiência de seus moradores e sabendo que não haveria nenhum exército para escalar tais penhascos quase que verticais, e sentindo-se perfeitamente seguros, fez com que ficassem DESPREOCUPADOS E DORMISSEM um sono profundo e tranqüilo. Numa bela noite, um dos soldados de CIRO, escalou a rocha quando os guardas não estavam vigiando e abriu os portões da cidade pelo lado de dentro, sendo a mesma tomada naquela noite.


AS CARACTERÍSTICAS DA CARTA À SARDES

1 – DESCRIÇÃO DE CRISTO – Aquele que tem os 7(sete) espíritos de Deus.

Jesus se apresenta à SARDES com a plenitudes do poder e coloca ao inteiro dispor da igreja. Lembrando, porém, que Ele tem as sete estrelas seguras em Suas mãos. Já comentamos sobre as sete estrelas nos assuntos anteriores, que são os diversos ministérios, ou seja, a direção responsável da igreja em seus respectivos períodos. A mensagem que Cristo quer dar aqui é: “Se a igreja não lançasse mão do grande poder do Espírito Santo que Jesus lhe oferecia, o seu ministério seria abandonado por Cristo e perderia o direito ao símbolo de estrela”.

2 – CRISTO CONHECE – Professa estar vivo, mas, está morto.

Não podendo haver pretensão mais enganosa que esta: UM MORTO QUE PENSA ESTAR VIVO. Não há dúvidas de que se um ministério está morto, ele só produzirá uma igreja morta. Sua liderança repousava sobre a reputação que adquirira com os reformadores. Homens como LUTERO, KNOX, JOÃO CALVINO e outros, foram famosos por sua consagração. Contudo, seus seguidores estacionaram e estavam vivendo da reputação passada dos reformadores. Eram auto-suficientes e acomodados. “O evangelho passou a ser tratado como doutrina em vez de o poder de Deus para a salvação”, segundo LARS QUALBEN, historiador Luterano. A Palavra de Deus passou a ser uma espécie de “arsenal de armas teológicas”. Muitos dos debates produziram “TEÓLOGOS BRIGUENTOS e um protestantismo árido”. Os protestantes se contentavam com as formas, contudo, destituídos do poder, essas formas tornaram-se em puro formalismo e obras mortas. Os protestantes da Europa dos anos 1700 tornaram-se muito diferente dos reformadores. Muitos intelectuais passaram a negar a ressurreição e a segunda vinda, tornando-se racionalistas. Esses homens lideraram um negro período da história que recebeu o nome de ILUMINISMO.

3 – LOUVOR, ELOGIO, APRECIAÇÃO – Poucas pessoas não contaminadas, poucos fiéis.

A igreja foi acusada de imperfeição de uma forma geral, contudo, ainda havia alguns fiéis em seu meio. Em meio a inatividade e inércia da maioria, esses poucos fiéis conservavam a pureza e o zelo da vida cristã. Podemos citar alguns exemplos de cristãos fervorosos tais como:
PAUL GERHARDT (1607 – 1676) – Autor de vários hinos profundamente espirituais.
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685 – 1750) – Com seu talento musical enriqueceu a adoração das igrejas do ocidente.
JOHANNES BENGELL (1687 – 1752) – Produziu um notável comentário do novo testamento.
GEORGE FOX (1624 – 1691) – Ardente Religioso fundador do “QUARQUERS”.
JOHN BUNYAN (1628 – 1688) – O Batista que auxiliou multidões em todas as denominações com os seu “O PEREGRINO” e com “Grace Abounding to the chief of sinners” (GRAÇA ABUNDANTE PARA O PRINCIPAL DOS PECADORES).
DOROTHY TRASKE – Que sofreu 16(dezesseis) na prisão, em virtude de seu amor a guarda do sábado de Cristo.
Os conhecidos “IRMÃOS MORÁVIOS” – Que enviaram membros de seu movimento como missionários às regiões, do Ártico à África do Sul, numa época em que esses lugares eram considerados como os pontos mais distantes da Terra.

4 – REPREENSÃO, REPROVAÇÃO – Obras Imperfeitas.

A igreja nesse período, gabava-se de ter desmascarado a igreja perseguidora(nesse caso, a igreja Católica Romana) e gabava-se de ter se levantado contra os erros doutrinários da igreja romana, contudo, não progrediu no avanço das reformas doutrinárias que o papado havia soterrado ao longo dos séculos. Inúmeras religiões e seitas surgiram da “SARDES PROTESTANTE”.

5 – CONSELHO – Arrepende-te, Lembra-te, Sê vigilante, Consolida o restante.

6 – AVISO, ADVERTÊNCIA – Virei como Ladrão.

A igreja de SARDES é exortada a lembrar do que recebera e ouvira (verso 3). Os valorosos reformadores entregaram-lhe a luz do evangelho de Cristo, que por séculos estava obscurecida. Os cristãos desse período ouvira mensagens maravilhosas dos lábios daqueles poderosos servos de Deus. Mas, infelizmente, a igreja não levou em consideração o apelo de Cristo, e sua condição prosseguiu até que foi rejeitada como igreja de Deus.
O vocábulo “MORRER” do grego “APOTHNESKO”, tem também o sentido de “MORTE ESPIRITUAL”. Aqui a igreja é estimulada a consolidar os que estavam para morrer, ou seja, fortalecer ou confirmar as coisas espirituais que ainda restavam e que estavam a ponto de desaparecer em meio ao formalismo e o apego nominal de alguns crentes por algumas verdades bíblicas. Caso a igreja praticasse essas verdades bíblicas, tornaria novamente à vida espiritual verdadeira.
A vinda de Jesus inesperada como ladrão é a Sua própria vinda real ao mundo e o protestantismo terá que arcar com as consequências de ter desprezado a luz do evangelho vinda dos reformadores.

7 – PROMESSA E RECOMPENSA – Vestes Brancas, Andar com Jesus, Confessará o nome diante de Deus, não apagará o nome do Livro da Vida.

O fato do vencedor ser vestido de branco, é um símbolo de mudar a iniquidade em justiça (Veja Zacarias 3:3-5 e Apocalipse 19:8). O Branco também é símbolo da pureza cristã que os fiéis viveram quando estavam na Terra em meio à escuridão e apostasia da igreja. Na antiga cidade de Roma, aqueles que eram candidatos a elevados cargos, usavam em manto comprido branco chamado de “TOGA” e simbolizava triunfo e gozo. Já os escravos e cativos usavam o preto que simbolizava derrota e tristeza. Aqui, Jesus, resumidamente, está dizendo o seguinte: “Se você acordar ou triunfar sobre a sonolência, despertando e retornar à vitalidade religiosa que já possuiu, eu não apagarei o seu nome do Livro da Vida, antes confessarei o seu nome diante de Meu Pai e dos santos anjos e você estará andando comigo.”

Um comentário:

  1. "Qualquer semelhança, mera conhecidencia." A Palavra de Deus
    realmente é Viva e Eficaz.
    Toda honra glória e louvor á Deus.

    ResponderExcluir