quinta-feira, 29 de setembro de 2011

4ª CARTA - A IGREJA DE TIATIRA

NOME DA IGREJA..................................... TIATIRA
SIGNIFICADO............................................. SACRIFÍCIO DE CONTRIÇÃO
PERÍODO APROXIMADO......................... Ano 538 - 1517
TEXTO BÍBLICO........................................ APOCALIPSE 2:18 - 29

A palavra “Tiatira” é definida como: “Sacrifício de Contrição”. Esse nome retrata perfeitamente o período da igreja de tiatira, onde Roma Papal dominou praticamente o mundo com suas perseguições aos fiéis servos de Deus. O papado romano sacrificou inúmeros cristãos. Dentre os perseguidos que tiveram que fugir, podemos citar os VALDENSES e ALBIGENSES, além de tantos outros que foram vítimas dos horrores infligidos por esse falso sistema religioso, que tinha agora o poder do Estado ao seu lado. O período de perseguição papal da Idade Média, marcou com sangue inocente, o início de um grande período de perseguição religiosa quem começou em 538 e se estendeu até 1798. (os 1260 anos de perseguição papal serão abordados nos capítulos 11, 12 e 13 de apocalipse). O decreto do imperador Justiniano estabelecendo o Bispo de Roma como “O CABEÇA DE TODAS AS IGREJAS”, deu aos papas autoridade temporal e eclesiástica sobre todas as igrejas. Muitos cristãos sinceros foram mortos pela INQUISIÇÃO durante esse período e Satanás, sob o disfarce religioso, vitimava aqueles que não concordavam com o clero católico.

AS CARACTERÍSTICAS DA CARTA À TIATIRA

1 – DESCRIÇÃO DE CRISTO – Filho de Deus, olhos como chama de fogo, pés de bronze.

É a primeira vez que Cristo se apresenta a Sua igreja com este título “Filho de Deus”, em todo o livro de Apocalipse. Por qual motivo? É simples. Porque o lugar do “Filho de Deus” seria usurpado pelo “Filho da Perdição” ou “Homem do Pecado”, nesse período da história da igreja cristã. O apóstolo Paulo se referiu a ele quando escreveu aos tessalonicenses em II Tessalonicenses 2:3,4 “Ninguém, de nenhum modo, vos engane, por que isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o “homem da iniqüidade”, o “filho da perdição”, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.”

2 – CRISTO CONHECE – Obras, amor, fé, serviço, perseverança.

3 – LOUVOR, ELOGIO, APRECIAÇÃO – Últimas obras mais numerosas, excedem as primeiras.

O período da igreja de tiatira é o mais longo dentre as sete igrejas. A igreja nesse período foi também chamada de “IGREJA DO DESERTO”, em virtude do povo de Deus ter que fugir para lugares desertos e montanhas, tentando escapar das grandes perseguições de Roma papal. Os sinceros servos de Deus demonstraram uma viva fé, com obras, serviços, amor e perseverança diante das adversidades. Alguns dos seguidores de PEDRO WALDO, os waldenses, rejeitavam a supremacia do papa e mantinham a Bíblia como única autoridade suprema, infalível. Os evangelhos de S. Mateus e S. Marcos eram memorizados, como também algumas das epístolas. Algumas vezes em escuras cavernas, onde se escondiam do clero católico romano, esses valorosos cristãos copiavam as Escrituras Sagradas, sob a luz de tochas. Como mercadores e vendedores, saiam para negociar seus artigos como jóias, tecidos e outros, nos mercados e ao mesmo tempo levavam porções das Escrituras Sagradas. Quando falavam do evangelho e o interesse era despertado, deixavam de bom grado alguns desses manuscritos.
Cristo falou que as últimas obras eram mais numerosas que as primeiras em TIATIRA. Isso mostra um crescimento espiritual e realmente houve uma grande mudança no fim do período de TIATIRA, com o surgimento da REFORMA DO SÉCUO XVI, conhecida como REFORMA PROTESTANTE.

4 – REPREENSÃO E REPROVAÇÃO – Tolerância à Jezabel. Não se arrepende.

Jezabel é utilizada aqui num sentido figurado, pois, a Jezabel dos tempos bíblicos não mais existia nessa época. Mas, quem era a Jezabel que Jesus se referiu na época da igreja de TIATIRA? Em profecia uma mulher pura é símbolo da igreja verdadeira do Deus vivo. (“2 Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.” - II Coríntios 11:2), (“7 Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou,” “8 pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.”– Apocalipse 19:7,8) (“5 Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.” “6 Porque o SENHOR te chamou como a mulher desamparada e de espírito abatido; como a mulher da mocidade, que fora repudiada, diz o teu Deus.”- Isaias 54:5,6). Porém, quando a profecia bíblica faz referência a uma MULHER IMPURA, PROSTITUTA, ou que ENSINA UMA MENSAGEM CONTRÁRIA a verdade do evangelho eterno, essa mulher está simbolizando uma falsa igreja. Para podermos definir essa simbólica Jezabel que havia no período da igreja de TIATIRA, precisamos conhecer quem era a JEZABEL do antigo testamento e o que ela fez ao povo de Deus.
A história de Jezabel encontra-se registrada no livro de I Reis capítulos 16 ao 21.
Ela era uma princesa estrangeira fenícia, que casou-se com Acabe, rei de Israel. Jezabel introduziu o culto ao sol e a idolatria em Israel, levando quase toda a nação a adorar Baal, deus pagão que era adorado por ela. Ela tinha 850 (oitocentos e cinquenta) profetas ou sacerdotes idólatras. Mandou matar muitos dos israelitas que se recusaram a adorar a Baal e a abdicar da adoração ao Deus verdadeiro. Surge o profeta Elias da parte de Deus, com a profecia de não chover por 3(três) anos e 6(seis) meses como castigo sobre os idólatras. Toda a terra de Israel sofreu com a seca e grande número de pessoas sucumbiu pela fome. Após os três anos e meio de estiagem, o profeta Elias convoca o povo no MONTE CARMELO, prova a ineficiência do culto idólatra e manda matar a todos os falsos profetas de Baal.
Agora que sabemos quem foi Jezabel do antigo testamento podemos estabelecer um paralelo entre a Jezabel da época do povo de Israel com a Jezabel simbólica do Apocalipse.
Vamos resumir as obras detestáveis que a Jezabel do antigo testamento fez:

1 - Introduziu o culto idólatra e do SOL entre o povo de Israel;
2 - Proibiu o povo de cultuar a Deus de forma verdadeira, conforme Deus queria;
3 - Tinha uma multidão de sacerdotes falsos a seu comando;
4 - Introduziu falsos ensinos religiosos no meio do povo de Deus;
5 - Perseguiu de morte os servos sinceros de Deus que não aceitavam seus ensinos.

Querido amigo, raciocine comigo: Qual foi a igreja que durante os séculos V a VX, introduziu os seguintes erros no cristianismo, que vamos relacionar agora?

1 -Introdução da idolatria na igreja cristã com uso de imagens de escultura;
2 - Intercessão de santos como mediadores;
3 - Proibição do verdadeiro culto a Deus segundo as Escrituras Sagradas;
4 - Mudou o método de salvação ao introduzir a venda de indulgências, substituindo a salvação pela fé, por salvação pelas obras;
5 – Tinha multidões de sacerdotes sob suas ordens;
6 – Perseguiu de morte os servos de Deus que se opunham aos seus ensinos;
7 – Instituiu o tribunal da INQUISIÇÃO, onde inúmeros cristãos foram julgados e mortos.

A única igreja que reúne todas essas características é, sem sombra de dúvidas, a Igreja de Roma, Igreja Católica Apostólica Romana, a Jezabel da profecia, uma falsa igreja que pretende ser inspirada divinamente, contudo, é apontada nas profecias como igreja anti-cristã por seus ensinos e atos. Nos capítulos 13(treze) e 17(dezessete) de apocalipse falaremos mais detalhadamente sobre os erros doutrinários que a igreja papal criou.

Em Apocalipse 2 versículo 21, Jesus diz: (“21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.”). Ela quem? A Igreja.
A apostasia da igreja de Roma fez com que ela substituisse o divino pelo humano. Essa igreja, transviada, era uma parte do todo unido da igreja de Cristo, contudo, mesmo contrariando a vontade de Deus, ela apartou-se da sã verdade. Jesus com muita tristeza e pesar concedeu um tempo para que ela se arrependesse, mas, infelizmente, ela havia contraído matrimônio com o Estado. Trocando de senhor, a igreja de Roma adquiriu independência do todo da igreja de Cristo e agora, com vida própria e sob a liderança de homens que pretendiam honras divinas, a profecia de Paulo em II Tessalonicenses 2:3 e 4, estava completa. (“3 Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição,” “4 o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.”).

5 – CONSELHO – Conserva o que tens até que eu venha.

Aqui é a primeira vez que aparece nas cartas apocalípticas a mensagem da segunda vinda de Cristo. Ele aconselha a igreja conservar o que ela tem de mais valioso (depois de Cristo, é claro), ou seja, a eterna verdade pura do evangelho que lhe fora confiado. Nada no mundo deveria fazer a igreja perder esse glorioso patrimônio que lhe foi dado regado com o sangue dos fiéis nos períodos anteriores.

6 – AVISO ADVERTÊNCIA – Prostrarei de cama. Grande tribulação, morte.

A igreja de Roma, a Jezabel espiritual, seria considerada adúltera, pois, todo o desvio da doutrina original do evangelho é considerada adultério.
Há comentaristas que acreditam que a “grande tribulação” aqui mencionada, se trate da perseguição infligida pela igreja Romana, os chamados 1260 anos de perseguição.
Os filhos de Jezabel que o verso 23(vinte e três) menciona, são os adeptos desse falso sistema religioso que seguem suas doutrinas adulteradas. Quando Cristo menciona que os matará, há comentarista que afirma ser essa morte, a chamada “segunda morte”, que ocorrerá após o milênio, quando a moderna Jezabel, suas filhas (as falsas igrejas que enganou), receberão o justo castigo segundo suas obras.

Em apocalipse 2:24, Jesus faz alusão aos “demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina”, dizendo-lhes: “outra carga não jogarei sobre vós”. O vocábulo “carga” é uma tradução do grego “Baros” e alude a uma responsabilidade definida referente à vida cristã. A “carga” que os sinceros cristãos da Idade Média carregam, foi a responsabilidade de enfrentar a idolatria da igreja de Roma e recusá-la, mesmo que essa “Jezabel” usasse a perseguição e até a morte a fim de impor suas falsas doutrinas. Outra responsabilidade tão extensa como essa do período de Tiatira, Jesus disse que não colocaria sobre os cristãos.
Sobre os “demais de Tiatira”, são os cristãos que não aceitaram as falsas doutrinas que a Igreja de Roma queria lhes impor. São os vários fiéis que foram perseguidos e muitos deles até mortos, principalmente no período da INQUISIÇÃO. Dentre esses podemos citar:

JAN MILIC – Secretário do imperador Carlos IV
JOÃO WYCLIFFE – Professor em Oxford
SIR JOHN OLDCASTLE – Conhecido como Lord Cobham. Foi assado lentamente, vivo. Morreu cantando louvores a Deus.
JOÃO HUSS – Foi morto, queimado vivo no dia 06 de julho de 1415.
MARTINHO LUTERO – Excomungado como herege pelo Papa e perseguido por descobrir e pregar os erros da doutrina católica romana.

7 – PROMESSA E RECOMPENSA – Autoridade, Cetro e Reinado, Estrela da Manhã

A autoridade que Cristo prometeu será durante o milênio, quando os servos fiéis de Cristo, juntamente com Ele, participarem do julgamento das nações ou dos indivíduos que rejeitarem salvação dada por Jesus. Após o julgamento e depois do milênio, também participarão com Cristo na execução da sentença sobre as nações condenadas. O Cetro de ferro, quer dizer que com justiça inflexível, quebrantarão as nações e povos que renegaram a Cristo e Sua salvação.

A Estrela da Manhã é o próprio Jesus (“16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.” - Apocalipse 22:16). Ele prometeu estar com Seus filhos fiéis no momento em que a igreja estivesse vivendo sua mais escura hora de apostasia. Alguns reformadores como João Huss, Wycliffe e outros, foram inspirados por Cristo e conduziram o povo de volta a Bíblia no final desse período e início do outro.

4 comentários:

  1. A igreja católica é quem afinal de contas?
    A igreja de Tiatira ou Jezabel?
    Cuidado com isso meu querido irmão.
    A carta é para uma igreja, mas se Jezabel também for uma igreja, então são duas igrejas. Note que neste CONTEXTO mulher não é igreja, os candeeiros é que são as igrejas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão, que a paz do Senhor esteja com vc. Entendi que a igreja de Tiatira a qual recebeu a carta de Jesus através de João são os cristãos que permaneceram fiéis a Deus, embora tenham sofrido influência da idolatria da época, se voltaram para a verdade pura. Jezabel representa nesse capítulo, os cristãos que tinham a verdadeira mensagem de salvação porém se misturaram com a adoração a imagens,dentre outros costumes pagãos que Deus não aprovava. Assim corromperam a verdadeira adoração. Tiatira era a igreja que permaneceu fiel a Deus, e Jezabel foi a parte da igreja de Tiatira que se tornou infiel.

      Excluir
  2. Para pregarmos o verdadeiro evangelho da salvação, não podemos omitir nada das santas escrituras. Devemos ser honestos com nós mesmos, porquê nos enganaríamos a nós.

    Se alguma parte das escrituras nos acusa, Deus é infinito em misericórdia para perdoar se reconhecermos o erro.

    A carta à igreja de Tiatira não foi apresentada aqui na sua totalidade.

    Por qual motivo?

    Porque não se falou aqui dos atos de Jezabel contidos na carta?

    Que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  3. A visão é do Filho do Homem entre 7 candeeiros e com 7 estrelas nas mãos.

    A revelação é que os candeeiros são as 7 igrejas e as estrelas são os anjos de cada igreja.

    As cartas não são visões, para se interpretar que: (mulher = igreja).

    As cartas são as mensagens para as igrejas.

    Na mensagem não há simbolismo, os símbolos da visão já foram revelados (candeeiros e estrelas = igrejas e anjos)

    Que Deus os abençoe grandemente.

    ResponderExcluir