quinta-feira, 22 de setembro de 2011

As Sete Igrejas do Apocalipse

AS SETE IGREJAS


INTRODUÇÃO

PATMOS E O IMPÉRIO ROMANO


Apocalipse 1:9

“Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da Palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.”

O império romano tem uma conta muito alta à prestar no dia do juízo.
Começando por:
Augusto (primeiro imperador romano);
Tibério (14 d.C.);
Calígula (o meio louco – 37 d.C.);
Cláudio (41 d.D.);
Nero (o infame - 54 d.C.) que na casa dos 20(vinte) anos de idade, ordenou a decapitação de Paulo e incendiou Roma na tentativa de “limpar” uma área suficiente para construir um novo e grande palácio e quando o fogo fugiu ao seu controle, danificando 10(dez) dos 14(quatorze) distritos de Roma, Nero, para tentar acalmar centenas de milhares de pessoas que perderam suas casas e negócios, aprisionou diversos cristãos como bodes expiatórios. Abriu seus jardins particulares e promoveu um grande “espetáculo” público. O historiador romano Tácito, conta-nos que Nero “vestiu” alguns dos cristãos com peles de animais e depois os “serviu” como banquetes aos cães ferozes. Outros cristãos foram crucificados ou queimados vivos, a fim de prover iluminação à noite, como se fossem luminárias de vias públicas.

Com a morte de Nero em 68 d.C., surgiram 3(três) imperadores transitórios:
Galba, Oto e Vitélio.
Em seguida veio Vespasiano que comandou a Guerra Judaica e quando faleceu em 79 d.C., seu filho Tito o sucedeu e era considerado o “mui querido dos romanos.”
Em 81 d.C., dois anos mais tarde, Domiciano, irmão mais velho de Tito, chegou ao poder do império romano. Tito fora bem sucedido no seu mandato, mas, Domiciano era mal-humorado, perdedor nato. A sociedade romana lhe recusou o respeito do qual se julgava merecedor, então, ele declarou-se a si próprio como divino, exigindo adoração. Intitulou-se oficialmente como “Senhor” e “Deus”. Poetas subservientes chegaram a descrever como “sagrados” até mesmo os peixes que ele comia.
João foi aprisionado por Domiciano e banido para a ilha de Patmos em 94 d.C. Patmos estava situada a aproximadamente 90(noventa) quilômetros ao sul de Éfeso, no mar Egeu, próxima a costa da Ásia menor. Em Patmos, a ilha do desterro dos criminosos, principalmente políticos, João teve suas visões, até que Domiciano foi morto e em 96 d.C., o imperador Nerva subiu ao trono e João, juntamente com outros cristãos, gozaram de anistia política retornando a Éfeso, onde concluiu a redação do apocalipse, chegando a falecer com cerca de 100(cem) anos de idade, sendo o único dos 12(doze) apóstolos a morrer de morte natural.

A PRIMEIRA VISÃO

Apocalipse 1:10 “DIA DO SENHOR”

“Achei-me em espírito no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim grande voz como de trombeta”

A sentença “dia do Senhor” vem do grego “Kuriake Hemera”. Alguns cristãos dizem “dia do Senhor” se refere ao primeiro dia da semana, o domingo, simplesmente por ter Jesus ressuscitado num domingo. Não encontramos respaldo bíblico para isso. Apesar de Cristo ter ressuscitado num domingo, a Bíblia, nem o próprio Jesus, o menciona como “dia do Senhor”.
Vamos mencionar algumas passagens que mostram qual é o “dia do Senhor”:

Isaias 58:13-14

“Se desviares o pé de profanar o sábado, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, e santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs; então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.”

Êxodo 20:10

“Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus...”

Êxodo 16:23

“Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR”

Êxodo 16:25

“O sábado é do SENHOR”

Ezequiel 20:12

“Também lhes dei os meus sábados para servirem de sinal entre mim e eles”

Ezequiel 20:20

“Santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós”

Marcos 2:28

“De sorte que o Filho do Homem(Jesus) é Senhor também do sábado”

Poderíamos citar outros textos, mas, acredito que estes já são suficientes para comprovar que o “dia do SENHOR” é de fato o sábado. Mesmo diante de tantos textos que a Bíblia oferece,alguns ainda duvidam que João se referia ao sábado quando usou a expressão “dia do senhor”. O curioso de tudo isso é que quando João escreveu seu evangelho, ele não mencionou o “primeiro dia da semana” como “dia do senhor” (João 20:1). Diversos comentaristas bíblicos sabem que João escreveu seu evangelho em Éfeso, no ano 97 d.C. e, portanto, depois de ter escrito o apocalipse. Se realmente o “dia do senhor” fosse o primeiro dia da semana, certamente João o teria dito quando escreveu seu evangelho após retornar da ilha de Patmos.

JESUS NO MEIO DOS SETE CANDEEIROS

Apocalipse 1:12,13

“E voltei-me para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro, e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem”

A) QUEM FALAVA COM JOÃO E QUAIS SUAS CARACTERÍSTICAS?

“Um semelhante a filho de homem” (Apocalipse 1:13)
“Olhos como chamas de fogo” (Apocalipse 1:14)
“Pés, semelhante ao bronze polido” (Apocalipse 1:15)

Podemos perceber que se trata de Jesus, pois, Ele mesmo disse: “Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido” (Apocalipse 2:18)

B) ONDE ESTAVA JESUS E O QUE ESTAVA SEGURANDO?

“No meio dos candeeiros” (Apocalipse 1:13)
“Tinha na mão direita sete estrelas” (Apocalipse 1:16)
“As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas” (Apocalipse 1:20)

C) QUAIS ERAM AS SETE IGREJAS?

“Dizendo: o que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.” (Apocalipse 1:11)

D) POR QUE SÓ SETE IGREJAS E NÃO ÀS OUTRAS?

A primeira vista dá a entender que na Ásia só havia sete igrejas cristãs no tempo de João e que só à elas foi dedicada a mensagem do livro do Apocalipse. Mas, sabemos que isso não é verdade, pois, podemos citar como exemplo outras igrejas que lá existiam naquela época, tais como: Galácia(para onde Paulo enviou uma de suas cartas); Colosso(também recebeu uma carta de Paulo); Mileto; Troas; Perge; Icônio; Listra; Derbe; Antioquia, etc.

Se o apocalipse é uma mensagem de Deus só para aquelas sete igrejas, não deveriam existir outras e as sete deveriam existir até agora e até a volta de Cristo, pois todas as cartas enviadas às sete igrejas terminam dizendo que o vencedor receberá algo. Notamos também que essas sete igrejas não mais existem naquelas cidades da Ásia. Por que, então só às sete foram privilegiadas com essas cartas?

Se prestarmos atenção há um fato curioso no final de cada carta onde diz: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Concluímos que cada carta não é dirigida somente à igreja a que se destina, mas a muitas outras igrejas.

Outro fato interessante foi o que Jesus falou aos discípulos, mandando-os pregar o evangelho a todas as nações e prometendo estar com eles “todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28:19 e 20). Ora, para fazer isso seria necessário fundar igrejas em toda a terra e não apenas na Ásia.

Vale salientar também que Jesus apresenta-se andando “no meio dos sete candeeiros” e, como já vimos em apocalipse 1:20, os candeeiros são as igrejas. Como Jesus pode estar “andando no meio das sete igrejas” se elas não mais existem na Ásia?
Tudo isso comprova que as sete igrejas são um símbolo da história da igreja cristã desde a época dos apóstolos até a vinda de Cristo outra vez. Cristo, em sua sabedoria, utilizou tanto os nomes, a história das sete cidades, bem como características das igrejas daquelas cidades, para identificar sete períodos ou sete fases na história de Sua igreja cristã, desde os apóstolos até o fim da história da humanidade.

E) QUEM SÃO OS ANJOS DAS SETE IGREJAS?

A palavra “anjo” provém do grego “AGGELOS”, cujo significado é “MENSAGEIRO” ou “EMISSÁRIO”. No novo testamento ela é aplicada a:
João Batista (Marcos 1:2);
Os discípulos de João Batista (Lucas 7:24);
Os discípulos de Jesus (Lucas 9:52);
Raabe também recebeu os “emissários” (aggelos), como espias (Tiago 2:25). Sabemos que os anjos de Deus são enviados por Ele para nos auxiliar, mas, não faz sentido Jesus mandar João escrever cartas para esses anjos, seres invisíveis, pois, de nada aproveitaria as Suas igrejas.

Sendo assim, concluímos que OS DIRIGENTES, OS MINISTROS, A DIREÇÃO RESPONSÁVEL PELA IGREJA, É CHAMADA DE “ANJO.

O fato de Jesus referir-se aos “anjos” (ministros) como “estrelas seguras em Sua mão direita, é uma linguagem tirada do livro de Daniel 12:3, para aqueles que ensinam o caminho da justiça. Do mesmo modo como as estrelas brilham pelo poder de Deus, os ministros fiéis no seu sagrado dever, terão o brilho de Jesus, contudo, devem entender que dependem inteiramente dEle e não dos homens, pois, caso não cumpram sua missão fielmente de dirigir a igreja do SENHOR como Ele quer, serão jogados pela mesma mão que os sustenta.


JESUS CUIDA DE SUAS IGREJAS

Uma das tarefas do Sumo Sacerdote no santuário israelita, era a de cuidar diariamente para que o candelabro estivesse sempre com azeite (óleo de oliva) a fim de manter continuamente acesas as sete lâmpadas do candeeiro (Levítico 24:1-4).
Em apocalipse 2:1, Jesus anda no meio dos sete candeeiros, ou seja, Ele é nosso Sumo Sacerdote e anda no meio de Sua igreja, que são os candeeiros (Apocalipse 1:20). Seu objetivo é cuidar para que Sua igreja “brilhe” como a luz do mundo, tal qual o Sumo Sacerdote fazia com o candelabro do santuário, cuidando para que sempre tivesse azeite. Para que Sua igreja reflita a luz que vem dEle, em cada carta, destacam-se 7(sete) características que são:

1 – DESCRIÇÃO DE CRISTO
2 – CRISTO CONHECE
3 – LOUVOR, ELOGIO, APRECIAÇÃO
4 – REPREENSÃO, REPROVAÇÃO
5 – CONSELHO
6 – AVISO, ADVERTÊNCIA
7 – PROMESSA, RECOMPENSA


Já tivemos uma visão panorâmica das sete cartas que Jesus enviou às sete igrejas e agora, vamos analisar cada uma das 7(sete) cartas detalhadamente. Veremos que algumas delas, não trazem uma ou outra das sete características que acabamos de mencionar, obviamente em virtude de ter Cristo achado que não era necessário as sete características para todas as sete igrejas.

2 comentários:

  1. Eu, particularmente, acredito que este ANJO é o responsável pela igreja local, cada pessoa que era tida como o pastor, o encarregado de ser o pregador da verdade ensinadas por Jesus. Igreja é uma palavra de origem grega e significa assembléia, ou seja, os irmãos que formam a congregação. Aquele que ensina, que alimenta os irmãos, este é o anjo. Em nenhuma carta é notado algum recado ou alguma palavra dirigida aos membros, é sempre para uma pessoa e a igreja é, vive a verdade e assim transmite, de acordo como é ensinada. Observe também as palavras para o anjo da igreja de Laodicéia (a última fase da igreja antes do juízo), capítulo 3 do verso 15 em diante: conheço as tuas obras, que nem és frio (se fosse dorigida à igreja seria FRIA E NÃO FRIO) ou quente! assim, porque és morno (se fosse dirigida à igreja seria MORNA), e nem és quente nem frio (seria FRIA), estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: estou rico (seria RICA) e abastado(seria ABASTADA), e não preciso de cousa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu (seria CEGA E NUA). Portanto, as cartas às igrejas do Apocalípse, são dirigidas ao pastor, ao padre, ao sacerdote, o responsável direto pelo ensino (trabalho feito no sentido de formar ou modificar a conduta humana. Forma de viver diante de Deus. Disse Cristo: EU SOU o caminho (forma de proceder). Em Zacarias 8.16 - Eis as cousas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com seu próximo...E no evangelho de João, 6.45, está escrito: E serão todos ensinados por Deus. Quem tem autorização para manipular a verdade? Não aceite a mentira, viva a verdade em Cristo Jesus, evang. de João 14.6. Eu, Teodomiro Marinho, fui missionário denominacional, diretor de
    saúde e sou terapeuta (a serviço de Deus).

    ResponderExcluir
  2. pastor trabalhei bom tempo de obreiro da assur em Rondônia e gostaria de conversar contigo.. sou adventista 66984614428 esse meu whats Diogo

    ResponderExcluir