segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Começar de Novo


O ser humano naturalmente não quer nada com Deus. Uma faixa na frente da igreja  fazendo um convite para o estudo da Bíblia traz apenas poucas pessoas se comparada a uma  faixa convidando para assistirem a um show musical de algum artista famoso. As Escrituras nos explicam o porquê – Salmo 51:5; Jeremias 17:9.

O coração é a raiz de todos os nossos problemas. Quando na Bíblia se fala do coração, está se falando da natureza ou do homem interior.
Neste contexto, é importante conhecermos a nossa essência, a natureza pecaminosa. Entenda-se por natureza pecaminosa a propensão ao pecado, a inclinação natural de viver sem Deus e dar rédea solta aos instintos do animal-homem que o ser humano é. Não há ocasiões em que você explode, machuca e fere todo mundo e depois, mais calmo, chora e se arrepende e acha que precisa mudar? Essa fera que aflora em você é a natureza pecaminosa.

O ser humano pode fazer o que quiser para promover a paz entre as pessoas, mas enquanto a natureza violenta do homem não mudar, todas as tentativas serão frustradas.
Nós gostamos de trabalhar na periferia dos problemas. Achamos que a grande prevenção contra a AIDS é a camisinha e nos esquecemos de falar da fi delidade conjugal e da pureza do sexo. Tapamos os buracos da estrada da nossa existência com barro, esquecendo que na primeira chuva os buracos continuarão ali, maiores.

Jesus faz a diferença em nossa vida. Jesus cura de verdade. E, para curar, limpa a ferida infeccionada. Por isso dói. O homem precisa de Deus, mas acaba se esquivando dessa realidade: “Não tenho tempo para pensar em Deus porque trabalho demais”.
“Quando concluir a faculdade prometo que entregarei a minha vida a Jesus”.
“Já fui longe demais, para mim não há retorno”.
Fugimos de Deus, de nós mesmos e da vida. Até que um dia caímos exaustos sem ter mais para onde ir e clamamos: Preciso de Deus e não sei onde achá-lo!

Uma experiência ajudará a entender isso: Certa vez, um pastor voltava de Brasília para São Paulo e seu companheiro de poltrona nessa viagem começou a conversar com ele. Ele era ateu. Não cria em nenhuma força sobrenatural senão aquela que ele podia ver ou tocar. Num determinado momento o avião passou por uma turbulência. Nessas horas há um clima tenso na nave. O ateu ficou mais assustado que o pastor e disse-lhe: Que Deus nos ajude! O pastor olhou para ele assustado, sem entender nada do que ele estava falando e continuou a viagem. Na hora da necessidade, todo o ser humano tende a buscar a Deus, e isso foi colocado em nosso coração pelo próprio Deus.

Curiosamente, a Bíblia nos apresenta a realidade de que não é o homem que busca a Deus. Desde a entrada do pecado, é Deus quem está sempre à procura do homem Gênesis 3:8-9. Enquanto  isso, o homem procura as  “árvores do  jardim” para se esconder de seu Senhor.

Você tem que se deixar achar. Parar de correr e dar meia volta em direção aos braços do Pai. Meia volta é a experiência chamada conversão. Jesus afi rmou isso em algumas ocasiões – Mateus 18:3; João 3:3.
Nesse  processo,  você  não  está  sozinho.  Esse  trabalho  é  feito  pelo  Espírito Santo e é na realidade um milagre – João 16:7-8. Um milagre que às vezes requer sofrimento e lágrimas.
Jonas, um profeta relutante do Senhor, foi convertido dentro do ventre de um “grande peixe”, no fundo do mar – Jonas 2:5-9.
O rei Nabucodonosor teve seus dias de glória. Não quis aceitar a grandeza de
Deus. Viveu como uma besta do campo até reconhecer que só o Senhor, o Criador
do céu e da terra, é o verdadeiro Deus – Daniel 4:34-37.
Saulo de Tarso, perseguidor implacável do cristianismo, precisou literalmente “cair por terra” para iniciar uma nova caminhada ao lado de Deus – Atos 9:1-9.

Jonas, Nabucodonosor e Saulo são exemplos de como,  às  vezes, Deus nos deixa correr até cairmos exaustos num canto da vida sem saber o que fazer e nem para onde ir. A descrição que a Bíblia faz do ser humano antes de se encontrar com Cristo não é nada animadora – Efésios 2:1-5. No entanto, quando reconhecemos a graça de Deus em nós, passamos da morte para a vida.

Como podemos experimentar esse renascimento? Existem cinco passos que nos permitem começar de novo:
1)  Crer – Atos 16:30-31. O recomeço demanda crença inabalável no poder e na graça de Jesus Cristo.
2)  Arrepender-se    Atos  3:19.  Aquele  que  crê  verdadeiramente  em  Jesus será envolvido numa real atmosfera de arrependimento por viver longe
dos caminhos dEle.
3)  Confessar – 1 João 1:9. Não basta estarmos arrependidos da nossa vida contrária à vontade de Deus. Ao confessarmos nossos pecados, demonstramos estar conscientes de que nossos caminhos não agradam ao Senhor  e  de  que  estamos  abertos  para  ouvi-lo  dizer  por  onde  devemos andar.
4)  Viver de acordo com os mandamentos de Deus – Mateus 19:16; 1 João 2:6.
É impossível alguém desejar renascer plenamente sem estar empenhado em viver de acordo com a toda a vontade do Senhor. Os mandamentos de Deus refl etem seu caráter e aquele que é nova criatura em Cristo, certamente desejará ter o caráter DEle manifesto em sua vida.
5)  Batizar-se – Marcos 16:16. O batismo é a manifestação pública do que a graça realizou no coração humano. Não é somente um ritual de ingresso na igreja, mas sim o símbolo da total identifi cação com a obra do Pai, do Filho e do Espírito Santo na vida do cristão.

Quando seguimos esses passos em nossa vida cristã, temos a certeza de que o recomeço se tornou efetivo em nós e podemos afirmar como Paulo em Romanos 8:1. Você não deseja experimentar isso em sua vida?
Sermão pregado no domingo 26/09/10 - extraido da série "Noites de Esperança" da UCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário