
Meus achados estão baseados em 21 mil elementos de dados da pesquisa bruta de casais pastorais adventistas com filhos adultos. A partir dos dados, 40 fatores de conflito emergiram – dos quais 11 eram severos.
Fui atraído para este projeto por causa da gravidade e ironia de perder meus próprios filhos enquanto dedicava minha vida inteira para salvar os filhos dos outros – e talvez por perdê-los não acidentalmente, mas por causa desse ministério.
A despeito dos estudos anteriores sobre o conflito da juventude adventista, não houve estudo significativo dos pais pastores que perderam filhos adultos com referência à comunhão da igreja.
Para identificar os fatores causadores, eu enviei um questionário de 111 perguntas para cada um dos 222 pastores ativos e jubilados da Mid-America Union dos Adventistas do Sétimo Dia que têm filhos adultos. Os dados solicitados eram baseados na pergunta da pesquisa: Que influências dos pais pastores adventistas no centro dos Estados Unidos podem afetar se seus filhos experimentam um conflito a partir dessa denominação após se tornarem adultos?
Os dados coletados a partir de 113 questionários devolvidos renderam o seguinte resumo de conclusões:
1. A relacionalidade da família é necessária para a liberdade e a confiança expressadas na discussão de assuntos controversos. Não há causa maior de conflito do que tentar proteger as crianças do conhecimento ou impedir a discussão sobre conflito da igreja ou denominacional.
2. A falta de relacionalidade na família pastoral é uma das causas mais sérias do conflito dos filhos de pastores. Os pastores com o maior índice de retenção de filhos adultos são aqueles que conseguiram proporcionar a experiência familiar mais positiva e “divertida” na casa pastoral e que ficaram próximos o suficiente para falar sobre qualquer assunto numa atmosfera de liberdade que dava às crianças e aos adolescentes liberdade de expressão no desenvolvimento de sua própria experiência de fé.
3. O conservadorismo dos pais a respeito dos padrões do estilo de vida não é estatisticamente significativo no conflito.
4. O legalismo a respeito da doutrina evangélica é uma causa moderadamente significativa de atrito.
5. O legalismo em relação a praticar os princípios do evangelho é uma das principais causas de atrito.
6. Os pais pastores manterem seus próprios filhos num padrão comportamental mais alto que o de outras crianças e adolescentes na igreja é uma grande causa de atrito.
7. Um forte indicador de fidelidade futura como adulto é se o filho de pastor durante os anos de desenvolvimento toma iniciativa de se aproximar do pai ou da mãe para discutir assuntos espirituais.
8. A crítica congregacional dos membros da família pastoral prognostica futuro atrito dos filhos adultos.
9. Há uma significação definida entre a experiência de se entrar no pastorado durante a faixa dos 30 anos e o futuro atrito dos filhos.
10. Ter um avô pastor é um fator estabilizador na vida espiritual de um filho de pastor.
Resumindo, os fatores mais significativos para o pastor evitar atrito são a capacidade de discutir problemas da igreja na casa do pastor, enquanto ele também dá aos adolescentes liberdade para desenvolverem sua própria experiência de fé sem a expectativa de serem super santos porque vivem numa casa de um pastor.
Os adventistas do sétimo dia podem se dedicar a isso em termos práticos interpretando as crenças denominacionais fundamentais no contexto do evangelho e vivendo numa comunidade missionária de paz.
Talvez esta pesquisa possa até fomentar estudos similares em outras culturas e regiões do mundo e oferecer uma compreensão valiosa aos colegas enquanto eles ministram para o rebanho mais especial – o seu próprio rebanho.
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Martin Weber, D.Min, trabalha como Diretor de Comunicação da Mid-America Union, com sede em Lincoln, Nebraska, Estados Unidos.
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