quarta-feira, 19 de outubro de 2011

7ª CARTA À IGREJA EM LAODICÉIA

7ª CARTA
CARTA À IGREJA EM LAODICÉIA


NOME DA IGREJA......................... LAODICÉIA
SIGNIFICADO................................ Julgamento do Povo ou Povo do Juízo
PERÍODO APROXIMADO.............. Ano 1844 – Segunda vinda de Cristo
TEXTO BÍBLICO............................ APOCALIPSE 3:14 - 22


A palavra LAODICÉIA vem de dois vocábulos gregos combinados (Laos e Dike), que significam: LAOS = Povo e DIKE = Juízo. O correto significado de Laodicéia é: POVO DO JUÍZO ou DO JULGAMENTO, JULGAMENTO DO POVO. Pode também ser interpretado como Povo Justo, Povo Justificado. Isso quer dizer que a igreja de Laodicéia corresponde exatamente à época do JUÍZO INVESTIGATIVO QUE TEVE INÍCIO EM 1844, segundo as profecias de Daniel e Apocalipse (Quando, futuramente, formos falar sobre o livro de Daniel, trataremos melhor desse assunto). Essa igreja, sendo, profeticamente, a igreja do último período, irá até a volta de Cristo. Como última igreja de Cristo na Terra, Laodicéia tem uma derradeira mensagem de esperança para o mundo. Os detalhes dessa mensagem encontra-se nos capítulos 10(dez) e 14(catorze) de Apocalipse.

A cidade de LAODICÉIA era chamada originalmente de DIÓSPOLIS, Cidade de Zeus. Antíoco II, Rei da Síria (260-247 A.C.), ampliou a cidade e a engrandeceu mudando seu nome para LAODICÉIA em homenagem a sua esposa LAODICE.
Essa cidade era considerada “A CIDADE DE BANQUEIROS E FINANÇAS”. Por causa de suas riquezas e grandes casas de câmbio, seus habitantes eram arrogantes, orgulhosos e satisfeitos consigo mesmos. Ao sul da cidade, nas colinas, haviam FONTES DE ÁGUA QUENTE que burbulhavam e essa água era conduzida por um aqueduto até a cidade. Algumas dessas fontes eram de água fria, quente e morna. Alguns acreditavam que as águas possuíam propriedades curativas. Os banhos mornos e as fontes minerais atraiam muitos visitantes da Europa e da Ásia. Essa água era agradável para o banho, contudo, de sabor desagradável e PRODUZIA NÁUSEAS SE FOSSE INGERIDA.

Em LAODICÉIA havia também uma escola de medicina, cujo os médicos preparavam o famoso “PÓ FRÍGIO” com o qual se fabricava UM COLÍRIO PARA A CURA DA OFTALMIA, ou seja, inflamação nos olhos.

Na cidade havia a comercialização de diversos produtos, principalmente os tecidos e tapetes finos, macios DE COR PRETA,que eram fabricados de uma lã natural lustrosa de uma espécie de OVELHAS PRETAS. Os produtos mais famosos eram OS VESTIDOS sem costura, PRETOS, QUE ERAM MUITO USADOS PELOS LAODICENSES COMO EVIDÊNCIA DE SUA RIQUEZA.

AS CARACTERÍSTICAS DA CARTA À LAODICÉIA

1 – DESCRIÇÃO DE CRISTO – Amém, Testemunha Fiel e Verdadeira, Princípio da Criação de Deus.

Amém é um termo hebraico que significa “O QUE É VERDADE”. É uma forma de relembrar aos laodiceanos que Ele pode demonstrar-lhes sua verdadeira situação.
Cristo também se apresentou como “A Testemunha Fiel e Verdadeira”. O fato dEle ter usado esse título era porque estava se dirigindo a PESSOAS QUE ENGANAVAM A SI MESMAS. Ele desejava que elas confiassem no diagnóstico triste, porém, verdadeiro que Ele lhes apresentava.

Ao identificar-se como “O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS”, Jesus estava querendo dizer que, se os laodiceanos admitissem a verdade que acabavam de ouvir, ele poderia recriá-los, mudando completamente a situação.

O que significa a frase “O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS”?
Há religiões por aí que procuram se apoiar em textos como esse para afirmar que Jesus é um ser criado, o primeiro ser criado por Deus e, portanto, não tem prerrogativas divinas e não deve receber adoração. (Exemplo: Testemunha de Jeová).
No original grego, a palavra “PRINCÍPIO” é “ARCHÊ”, alguns pronunciam como ARQUÊ, que tanto pode ter um sentido ativo como passivo. No sentido passivo, Cristo seria o primeiro ser “criado”. Não é porém, o caso. Nesse texto temos de admitir o sentido ativo.

No livro: “JÓIAS DO NOVO TESTAMENTO GREGO”, edição de 1966, pág. 80, o Dr. KENNETH S. WUEST, diz: “O vocábulo ‘princípio’ tem dois sentidos no grego, O PRIMEIRO DE UMA SÉRIE e o ORIGINADOR de ALGUMA COISA. Nosso Senhor foi o originador do universo criado, pelo fato de haver sido Seu criador”(extraído de Consultoria Doutrinária, 170).
Para enriquecer nosso comentário, vamos citar alguns textos bíblicos que reforçam a afirmação de que Jesus é um ser divino e criador (anote os textos e depois confira, pois, vamos fazer um paralelo entre alguns textos que se referem a Deus e a Jesus):

APOCALIPSE 1:8 - “8 Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.” (Se referindo a Deus)
APOCALIPSE 22:13 – “13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.” (Se referindo a Jesus)
ISAIAS 44:6 – “6 Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.” (Se referindo a Deus)
APOCALIPSE 1:17 – “17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último” (Se referindo a Jesus)
APOCALIPSE 2:8 – “8 Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:” (Se referindo a Jesus)
COLOSSENSES 1:16 – “16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.” (Se referindo a Jesus)
COLOSSENSES 2:9 – “9 porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.” (Se referindo a Jesus)
JOÃO 1:1-3,10,14,18 – “1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai . 18 Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.”(Se referindo a Jesus)

2 – CRISTO CONHECE – Obras. Morno, nem frio nem quente, Pretensões falsas.

Jesus, a Testemunha Fiel e Verdadeira, ressoa Sua voz na mais grave denúncia contra Sua Igreja, como jamais fizera antes. Uma escritora cristã escreveu o seguinte:
“A mensagem laodiceana aplica-se ao povo de Deus que professa crer na verdade presente. A maior parte, são professos MORNOS, tendo o nome mas faltando-lhes o zelo.” “Professam amar a verdade, todavia são DEFICIENTES NO FERVOR e no devotamento cristãos. Não ousam desistir inteiramente e correr o risco dos incrédulos, não se acham, no entanto, dispostos a morrer para o próprio eu e seguir exatamente os princípios de sua fé.” (Testemunhos Seletos I, pág. 476,477).

Uma das coisas impressionantes e que não devemos esquecer jamais, é o fato de que toda essa acusação recai PRIMEIRO SOBRE O ANJO SIMBÓLICO DE LAODICÉIA, que, como já falamos em outros programas, representa “OS MINISTROS”, “A DIREÇÃO RESPONSÁVEL PELA IGREJA”.
Essa acusação de Cristo não tem por objetivo ressaltar a obra missionária mundial da direção, e sim, A VIDA ESPIRITUAL INTERNA DA IGREJA, NEGLIGENCIADA POR ESSES MINISTROS.
A frieza e o calor espirituais são preferíveis, diante de Deus, à MORNIDÃO. É muito mais fácil converter um pecador do que despertar um RELIGIOSO MORNO DO TORPOR ESPIRITUAL EM QUE SE ENCONTRA.
A experiência de conversões ao longo dos anos, tem demonstrado que quando um pecador, por mais gelado no pecado que esteja, aponto de sucumbir nele, escuta os apelos do evangelho, pode sentir o desejo de aproximar-se do Seu Salvador Jesus. Mas, para aquele que é decididamente MORNO, isto não acontece, pois, O MORNO, TORNOU-SE MEIO RELIGIOSO E MEIO MUNDANO, VIVE APENAS UM CRISTIANISMO MECÂNICO, sem vida de Cristo, sem fervor cristão. Essa pessoa está contente e satisfeita com seu cristianismo medíocre e de fachada.
3 – LOUVOR ELOGIO APRECIAÇÃO – Não há Louvor, nem Elogio, nem Apreciação.

Laodicéia é a única das 7(sete) igrejas em que não há elogio algum. Não era pra menos, pois, o destino da igreja depende da maneira como esta mensagem é recebida e a grande MAIORIA DE SEUS MEMBROS ESTÁ TRANQUILA NUMA FALSA SEGURANÇA CARNAL E CHEIOS DE JUSTIÇA PRÓPRIA. Uma escritora escreveu:
“Vi que o testemunho da Testemunha Verdadeira não teve a metade da atenção que deveria ter. O solene testemunho de que DEPENDE O DESTINO DA IGREJA tem sido apreciado de MODO LEVIANO, SE NÃO DESATENDIDO DE TODO. Tal testemunho deve operar profundo arrependimento; todos os que o recebem de verdade, obedecer-lhe-ão e serão purificados.” (Primeiros Escritos, 270).

4 – REPREENSÃO REPROVAÇÃO – Miserável, Pobre, Cego, Nu, Desgraçado, Infeliz.

Aqui está revelada a verdadeira condição de LAODICÉIA e a causa dela se encontrar neste estado deplorável, ou seja, A SUA PRETENSÃO DE SER O QUE EM REALIDADE NÃO É. Os laodiceanos contemplam-se a si mesmo através de uma falsa perspectiva. Há uma tendência dos membros da igreja de Laodicéia de deixar-se induzir à justiça própria. Sua grande maioria, orgulha-se de ser a guarda do puro evangelho de Cristo, de ser a legítima depositária da verdadeira luz para o século atual, de ser a igreja do Senhor Jesus desta última geração.
Esse povo orgulha-se de sua inigualabilidade como organização, de sua grandiosa obra missionária mundial, de suas numerosas instituições, de seus processos financeiros, de seu magnífico corpo de ministros. É um tremendo desastre!
Uma igreja que pelo fato de conhecer um tão maravilhoso conjunto de verdades bíblicas bem estabelecidas e logicamente elaboradas e possuir uma estrutura mecânica mundial bem organizada, pensar assim: “Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma” (Apocalipse 3:17).
Um dos maiores motivos pelo qual os filhos deDeus se encontram neste estado de cegueira espiritual, é que NÃO QUEREM RECEBER A CORREÇÃO. Acham que tudo está bem, quando na verdade quase tudo vai mal.
5 – CONSELHO – Arrependa-se, sê zeloso, compre Ouro, Vestiduras Brancas e Colírio. Abra a porta.

Após examinar o “paciente”, Laodicéia, o Grande Médico, Jesus, vê que, para sua tríplice enfermidade (Pobre, Cego e Nu), somente poderá livrá-la, o também, TRÍPLICE REMÉDIO provido por Ele:
1) Ouro refinado pelo fogo(para torná-los ricos)
2) Vestiduras Brancas(para cobri-los de sua nudez);
3) Colírio(para fazê-los enxergar.

O que estes 3(três) símbolos representam?

1 – OURO REFINADO PELO FOGO

No livro Preparação Para a Crise Final, edição de 1975, na pág. 34, 35, encontramos:

“34 - O ouro aqui recomendado como tendo sido provado no fogo, é FÉ e AMOR. Ele enriquece o coração; pois foi purgado (livre de impurezas, purificado) até tornar-se puro, e quanto mais é provado tanto mais intenso é seu brilho” “35 – Satanás está trabalhando constantemente para tirar do coração do povo de Deus estes preciosos dons. Todos estão empenhados no JOGO DA VIDA. Satanás sabe muito bem que se conseguir extirpar (arrancar) O AMOR e a FÉ, colocando em seu lugar EGOÍSMO e INCREDULIDADE, todos os traços preciosos restantes serão habilmente eliminados por SUAS MÃOS ENGANADORAS, E O JOGO ESTARÁ PERDIDO.”
2 – VESTIDURAS BRANCAS

“Os vestidos brancos são a PUREZA DE CARÁTER, A JUSTIÇA DE CRISTO comunicada ao pecador. É na verdade uma vestimenta de textura celeste, que só se pode comprar de Cristo por uma vida de voluntária obediência” (Preparação Para a Crise Final, 34).

No passado, os antigos moradores da cidade de Laodicéia vestiam-se de PRETO, como evidência de sua riqueza. No presente, Jesus diz que os laodiceanos modernos estão nus, cheios de justiça própria.
Desde a entrada do pecado no mundo, a humanidade tem procurado justificar-se perante Deus. Há uma tendência do homem em querer justificar-se através de boas obras, obediência e bom comportamento. Tudo isso tem o seu devido valor, mas, NÃO PODE SER FEITO COM O OBJETIVO DE ALCANÇAR A JUSTIFICAÇÃO e sim como evidência daquele que foi justificado por Cristo.
O profeta Isaias nos diz: “6 Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam.” – (Isaias 64:6).
Somente através da justiça de Cristo que é dada pela fé ao pecador arrependido, o homem poderá apresentar-se devidamente vestido diante de Deus, no aspecto espiritual.

3 – COLÍRIO

“O colírio é aquela sabedoria e graça que nos habilitam a distinguir entre o mal e o bem, e PERCEBER O PECADO SOB QUALQUER DISFARCE” (Preparação Para a Crise Final, 34).

Dentre as características da carta à LAODICÉIA, destaca-se também o conselho de Cristo:
“Eis que estou a porta e bato” (Apocalipse 3:20). Jesus espera que abramos a porta para Ele entrar.
Que porta é esta em que o Salvador bate e de que maneira Ele bate?

No livro: “A verdade Sobre as Profecias do Apocalipse”, pág. 114, nós encontramos:

“Toda advertência, reprovação e súplica da Palavra de Deus, ou recebida por meio de Seus mensageiros, é UMA BATIDA NA PORTA DO CORAÇÃO. É A VOZ DE JESUS QUE SOLICITA ENTRADA. A cada toque não atendido, torna-se mais fraca a disposição para abrir. A impressão do Espírito Santo que é hoje rejeitada, não será tão forte amanhã. O coração torna-se menos impressionável, e cai NUMA PERIGSA INCONSCIÊNCIA da brevidade da vida e da grande eternidade além.”
6 – AVISO ADVERTÊNCIA – Vomitar-te-ei da Minha boca.

O povo que vive no tempo da igreja de Laodicéia, o último período profético, precisa mudar, urgentemente, pois, da mesma forma que a ÁGUA MORNA DA CIDADE DE LAODICÉIA CAUSAVA NÁUSEAS, vômitos, assim também essa igreja está causando “NÁUSEAS” NO NOSSO SENHOR JESUS, figurativamente, ao ponto dEle dizer que “ESTOU A PONTO DE VOMITAR-TE DA MINHA BOCA” (Apocalipse 3:16).

O que significa essa figura de linguagem?

Há muitos anos uma escritora cristã escreveu o seguinte:

“A figura de vomitar da Sua boca significa que Ele(Jesus) não pode oferecer a Deus as vossas orações ou expressões de amor. Não pode aprovar de forma alguma o vosso ensino de Sua Palavra ou o vosso trabalho espiritual. Não pode apresentar os vossos cultos religiosos com o pedido de que vos seja concedida graça.” (Testemunhos Seletos III, pág. 15).

Ora, se Jesus não oferecer nossas orações e expressões de amor a Deus, nem aprovar nosso ensino de Sua Palavra, nem o nosso trabalho espiritual, então, estaremos IRREMEDIAVELMENTE PERDIDOS e de nada valerá o estarmos em Sua igreja, pois, nessas condições, estaremos MORTOS ESPIRITUALMENTE, vivendo um cristianismo mecânico e falto da vida de Cristo.

7 – PROMESSA E RECOMPENSA – Comer com Jesus, assentar-se com Ele no Seu trono.

Participar de uma ceia na companhia de Jesus que bela recompensa aguarda aos que abrirão a porta do coração ao Amado Salvador. Assentar-se no Seu trono, significa que participarão de Seu reino e poder, fato esse que acontecerá no milênio, onde os salvos receberão poder para julgar os ímpios, que não se arrependeram e nem foram salvos, por ocasião da 2ª vinda de Cristo.

6ª CARTA À IGREJA EM FILADÉFIA

6ª CARTA
CARTA À IGREJA EM FILADÉFIA

NOME DA IGREJA......................... FILADÉFIA
SIGNIFICADO................................ Amor Fraternal
PERÍODO APROXIMADO.............. Ano 1798 - 1844
TEXTO BÍBLICO............................ APOCALIPSE 3:7 - 13

A palavra FILADÉLFIA significa “AMOR FRATERNAL”. Os cristãos desse período eram poucos que “não contaminaram suas vestiduras” no período anterior, ou seja, “SARDES”. Saíram das igrejas protestantes, em sua maioria, para integrarem a nova igreja que estava surgindo no tempo pré-estabelecido pela profecia. Foi também o MENOR PERÍODO DA IGREJA e não sofreu uma só censura do SENHOR JESUS, só elogios.

A nota tônica da mensagem desses cristãos era a segunda vinda de Cristo e a necessidade de um preparo maior para receber o Senhor da glória. O amor fraterno entre irmãos, caracterizou perfeitamente o movimento de FILADÉLFIA. O número dos que, convictos da iminência volta de Cristo, ajuntavam-se cada vez mais, era impressionante fazendo-o crescer até tornar-se o maior que se verificou na história do cristianismo desde os dias apostólicos. Nos capítulos 10(dez) e 14(catorze) de Apocalipse, falaremos muito mais sobre a grande obra da igreja de FILADÉLFIA.

AS CARACTERÍSTICAS DA CARTA À FILADÉLFIA

1 – DESCRIÇÃO DE CRISTO – Santo e verdadeiro, tem a chave de Davi, abre e ninguém fecha, fecha e ninguém abre.

O anjo Gabriel anunciou a Maria o nascimento de Jesus e uma das coisas que o anjo falou foi: “Deus, o SENHOR, lhe dará o trono de Davi, seu pai.”(Lucas 1:32). Jesus foi chamado de “Filho de Davi”, quando esteve na Terra. (Mateus 9:27;20:30,31). Se analisarmos a genealogia de Jesus (Mateus 1:1-17), veremos que Davi é considerado o pai de Jesus, segundo a linhagem carnal ou descendência. O próprio versículo primeiro, chama a Jesus de “Filho de Davi”, “Filho de Abraão”.
Chave é símbolo de autoridade, poder. A mesma autoridade conferida a Davi para reinar sobre Israel, Jesus tem e reinará sobre os remidos num futuro bem próximo. Davi era apenas um símbolo do reinado que está para ocorrer quando o Senhor Jesus estabelecer o Seu reino, que não passará jamais.
Jesus disse que “ABRE E NINGUÉM FECHA, e que FECHA E NINGUÉM ABRE”. O período de dominação papal havia cessado no ano 1798, quando o papa foi preso. Desde a época dos apóstolos, alguns homens pretenderam ter o direito de “FECHAR” a porta da salvação (“52 Ai de vós, intérpretes da Lei! Porque tomastes a chave da ciência; contudo, vós mesmos não entrastes e impedistes os que estavam entrando.” - Lucas 11:52) (“13 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!” – Mateus 23:13), atrapalhando o serviço de Cristo e prejudicando aqueles que queriam segui-Lo fielmente, mas, Jesus declara que só Ele tem autoridade de abrir e fechar a porta da salvação. Em Apocalipse 3:8 Jesus diz: “8 ... tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar ...”. Alguns comentaristas acreditam que essa porta aberta, refere-se a uma oportunidade missionária que surgiu nesse período, da mesma forma que Paulo se referiu às oportunidades missionárias como sendo uma porta aberta (“9 porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários.” – I Coríntios 16:9). (“12 Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor,” – II Coríntios 2:12).
É bem verdade que no período de Filadélfia, a Bíblia começou a circular novamente, mormente com o surgimento de várias SOCIEDADES BÍBLICAS, com o objetivo de editar e difundir a Palavra de Deus por todo o mundo. Podemos citar como exemplo a SOCIEDADE BÍBLICA BRITÂNICA E ESTRANGEIRA, que começou a funcionar em 1804 e a AMERICANA em 1816. Também surgiu por volta desse tempo, o movimento de Escolas Dominicais. Para os comentaristas defendem esse ponto de vista, convém lembrar que as portas da oportunidade missionária podem ser “FECHADAS” por homens que prejudicam o evangelho (“13 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!” – Mateus 23:13), entretanto, a “PORTA DE FILADÉLFIA” em Apocalipse 3:8, “NINGUÉM PODE FECHAR”. Se analisarmos o primeiro verso do CAPÍTULO 4 de Apocalipse, veremos “uma porta aberta no céu”. Pelas características do cenário, trata-se do Lugar Santíssimo do Santuário Celestial. No período da Igreja de FILADÉLFIA as profecias de Daniel passaram a ser estudadas e compreendidas, em virtude de Deus ter prometido a Daniel que no “TEMPO DO FIM”, seu livro seria aberto. (“4 Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim; muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará.” – Daniel 12:4). O “Tempo do Fim” começou no fim dos 1260 dias/anos, ou seja em 1798 com o fim da perseguição papal, conforme Daniel 7:25; 12:7; Apocalipse 12:6; 12:14. (Mais adiante iremos explicar em detalhes essa profecia dos 1260 anos).
Pesquisadores da Bíblia pensavam que Jesus voltaria em 1844, segundo uma profecia de Daniel 8:14. Enganaram-se quanto ao evento, pois, “A repeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o FILHO, senão o Pai” (Mateus 24:36). Contudo, no fim do período de Filadélfia, Deus abre para eles “A PORTA” DO LUGAR SANTÍSSIMO. O fato de Jesus dizer que “Abre e ninguém fecha e que fecha e ninguém abre” e ter posto “uma porta aberta”, significa que, no fim do período de FILADÉLFIA, em 1844, Jesus iniciaria o seu ministério no LUGAR SANTÍSIMO (Abrindo a porta) e encerrando o Seu ministério no LUGAR SANTO (Fechando a porta). Porém, a Igreja de FILADÉLFIA não vira a PORTA DO LUGAR SANTÍSSIMO ABERTA (espiritualmente falando). Fato esse que levou a sua amarga decepção naquele ano e que será melhor esclarecido no capítulo 10(dez) de Apocalipse.
A igreja que viria, LAODICÉIA, passou a compreender todo o ministério de Cristo no Santuário Celestial.


2 – CRISTO CONHECE – “tens pouca força”

3 – LOUVOR ELOGIO APRECIAÇÃO – Guardou a Palavra, não negou o nome de Jesus

A pouca força da igreja de FILADÉLFIA não quer dizer pouca fé e poder do alto, mas, poucos recursos matérias e pouca influência no mundo. Muitos que aguardavam a Jesus em 1844, deixaram de segui-lo quando Ele não veio. Passaram a zombar dos que continuavam fiéis a Cristo, procurando em oração e estudo da Bíblia, o que havia acontecido. Esses zombadores foi citado por Cristo como pertencentes a “SINAGOGA DE SATANÁS” ou “FALSOS JUDEUS”.

4 – REPREENSÃO REPROVAÇÃO– Não existe repreensão, não existe reprovação.

5 – CONSELHO – Conserva o que tens.

Cada cristão fiel tem o direito de receber uma coroa e ninguém ou coisa alguma no mundo deve influenciar na vida do cristão ao ponto de fazê-lo perder sua cora. Jesus aconselha a você e a mim a conservar o que temos de mais precioso, que é A VERDADE DO EVANGELHO, comunicando a outros e vivendo cada dia por seus princípios.

6 – AVISO ADVERTÊNCIA – Não existe aviso, não existe advertência.

7 – PROMESSA e RECOMPENSA – farei dele coluna no santuário de Deus, gravarei nele o nome de Deus, da cidade de Deus e novo nome de Jesus.

A cidade de FILADÉLFIA era frequentemente sacudida por terremotos. No ano 17 da era cristã, um desses terremotos foi tão forte, que muitos dos seus habitantes, sentindo-se amedrontados, viveram muitos anos fora de seus muros, em cabanas e barracas.
Jesus, ao prometer aos filadelfos vencedores que seriam “COLUNAS” no santuário de Deus e jamais sairiam Dalí, queria dizer que ELES TERIAM ESTABILIDADE E SEGURANÇA da vida eterna junto a Deus, estabelecendo um contraste com o TEMOR E NERVOSISMO DO POVO DE FILADÉLFIA APÓS O TERREMOTO. Paulo se refere aos cristãos como “SANTUÁRIO DO DEUS VIVENTE” (“16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” – II Coríntios 6:16). O Santuário nessa passagem de Apocalipse 3:12, não se refere ao santuário celestial, mas, a própria igreja viva redimida. O vencedor receberá um lugar de honra permanente na igreja a ao mesmo tempo de segurança, tal qual UM EDIFÍCIO CELESTIAL VIVO. Como uma coluna, jamais será removido, ou seja, jamais haverá possibilidade de cair ou perder-se, pois, estarão selados como propriedade do SENHOR Jesus.
Além disso tudo, ainda receberão 3(três) INSCRIÇÕES: O nome de Deus, o nome da nova Jerusalém e o novo nome de Jesus. Podemos dizer que serão “ETIQUETADOS”, se você me permite essa expressão, com:
1 - O nome de Deus, cuja propriedade são;
2 – O nome da nova Jerusalém, a cujo lugar se dirigem e porque serão cidadãos da Santa Cidade por 1.000(mil anos) e:
3 – O novo nome de Cristo, por cuja autoridade hão de receber a vida eterna e entrar no reino.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

5ª CARTA À IGREJA EM SARDES

5ª CARTA
CARTA À IGREJA EM SARDES


NOME DA IGREJA......................... SARDES
SIGNIFICADO................................ O que Permanece ou Cântico de Alegria
PERÍODO APROXIMADO.............. Ano 1517 - 1798
TEXTO BÍBLICO............................ APOCALIPSE 3:1 - 6


(“1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.” “2 Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus.” “3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.” “4 Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas.” “5 O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” “6 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”)

Sardes significa “O QUE PERMANECE” ou “CÂNTICO DE ALEGRIA”. É a igreja do período da REFORMA PROTESTANTE ou do PROTESTANTISMO. Certamente a REFORMA PROTESTANTE foi um “CÂNTICO DE ALEGRIA” para os servos de Deus que gemiam sob as perseguições do papado. Porém, essa igreja é também considerada por alguns como ESTAGNADA, em virtude de ter parado e não ter progredido na obra e no fervor dos reformadores. Há comentaristas crendo que, ainda hoje, essa igreja existe, SENDO ELA O PROTESTANTISMO, que se orgulha de seu berço moderno, os ESTADOS UNIDOS PROTESTANTES.
A antiga CIDADE de SARDES era considerada INEXPUGNÁVEL, por estar localizada a aproximadamente uns 300 metros acima do vale, no topo de penhascos praticamente verticais. O Rei CRESO da Lídia, imaginando que o seu tesouro estaria seguro em Sardes, escolheu-a como capital de seu reino. Entretanto, a auto-suficiência de seus moradores e sabendo que não haveria nenhum exército para escalar tais penhascos quase que verticais, e sentindo-se perfeitamente seguros, fez com que ficassem DESPREOCUPADOS E DORMISSEM um sono profundo e tranqüilo. Numa bela noite, um dos soldados de CIRO, escalou a rocha quando os guardas não estavam vigiando e abriu os portões da cidade pelo lado de dentro, sendo a mesma tomada naquela noite.


AS CARACTERÍSTICAS DA CARTA À SARDES

1 – DESCRIÇÃO DE CRISTO – Aquele que tem os 7(sete) espíritos de Deus.

Jesus se apresenta à SARDES com a plenitudes do poder e coloca ao inteiro dispor da igreja. Lembrando, porém, que Ele tem as sete estrelas seguras em Suas mãos. Já comentamos sobre as sete estrelas nos assuntos anteriores, que são os diversos ministérios, ou seja, a direção responsável da igreja em seus respectivos períodos. A mensagem que Cristo quer dar aqui é: “Se a igreja não lançasse mão do grande poder do Espírito Santo que Jesus lhe oferecia, o seu ministério seria abandonado por Cristo e perderia o direito ao símbolo de estrela”.

2 – CRISTO CONHECE – Professa estar vivo, mas, está morto.

Não podendo haver pretensão mais enganosa que esta: UM MORTO QUE PENSA ESTAR VIVO. Não há dúvidas de que se um ministério está morto, ele só produzirá uma igreja morta. Sua liderança repousava sobre a reputação que adquirira com os reformadores. Homens como LUTERO, KNOX, JOÃO CALVINO e outros, foram famosos por sua consagração. Contudo, seus seguidores estacionaram e estavam vivendo da reputação passada dos reformadores. Eram auto-suficientes e acomodados. “O evangelho passou a ser tratado como doutrina em vez de o poder de Deus para a salvação”, segundo LARS QUALBEN, historiador Luterano. A Palavra de Deus passou a ser uma espécie de “arsenal de armas teológicas”. Muitos dos debates produziram “TEÓLOGOS BRIGUENTOS e um protestantismo árido”. Os protestantes se contentavam com as formas, contudo, destituídos do poder, essas formas tornaram-se em puro formalismo e obras mortas. Os protestantes da Europa dos anos 1700 tornaram-se muito diferente dos reformadores. Muitos intelectuais passaram a negar a ressurreição e a segunda vinda, tornando-se racionalistas. Esses homens lideraram um negro período da história que recebeu o nome de ILUMINISMO.

3 – LOUVOR, ELOGIO, APRECIAÇÃO – Poucas pessoas não contaminadas, poucos fiéis.

A igreja foi acusada de imperfeição de uma forma geral, contudo, ainda havia alguns fiéis em seu meio. Em meio a inatividade e inércia da maioria, esses poucos fiéis conservavam a pureza e o zelo da vida cristã. Podemos citar alguns exemplos de cristãos fervorosos tais como:
PAUL GERHARDT (1607 – 1676) – Autor de vários hinos profundamente espirituais.
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685 – 1750) – Com seu talento musical enriqueceu a adoração das igrejas do ocidente.
JOHANNES BENGELL (1687 – 1752) – Produziu um notável comentário do novo testamento.
GEORGE FOX (1624 – 1691) – Ardente Religioso fundador do “QUARQUERS”.
JOHN BUNYAN (1628 – 1688) – O Batista que auxiliou multidões em todas as denominações com os seu “O PEREGRINO” e com “Grace Abounding to the chief of sinners” (GRAÇA ABUNDANTE PARA O PRINCIPAL DOS PECADORES).
DOROTHY TRASKE – Que sofreu 16(dezesseis) na prisão, em virtude de seu amor a guarda do sábado de Cristo.
Os conhecidos “IRMÃOS MORÁVIOS” – Que enviaram membros de seu movimento como missionários às regiões, do Ártico à África do Sul, numa época em que esses lugares eram considerados como os pontos mais distantes da Terra.

4 – REPREENSÃO, REPROVAÇÃO – Obras Imperfeitas.

A igreja nesse período, gabava-se de ter desmascarado a igreja perseguidora(nesse caso, a igreja Católica Romana) e gabava-se de ter se levantado contra os erros doutrinários da igreja romana, contudo, não progrediu no avanço das reformas doutrinárias que o papado havia soterrado ao longo dos séculos. Inúmeras religiões e seitas surgiram da “SARDES PROTESTANTE”.

5 – CONSELHO – Arrepende-te, Lembra-te, Sê vigilante, Consolida o restante.

6 – AVISO, ADVERTÊNCIA – Virei como Ladrão.

A igreja de SARDES é exortada a lembrar do que recebera e ouvira (verso 3). Os valorosos reformadores entregaram-lhe a luz do evangelho de Cristo, que por séculos estava obscurecida. Os cristãos desse período ouvira mensagens maravilhosas dos lábios daqueles poderosos servos de Deus. Mas, infelizmente, a igreja não levou em consideração o apelo de Cristo, e sua condição prosseguiu até que foi rejeitada como igreja de Deus.
O vocábulo “MORRER” do grego “APOTHNESKO”, tem também o sentido de “MORTE ESPIRITUAL”. Aqui a igreja é estimulada a consolidar os que estavam para morrer, ou seja, fortalecer ou confirmar as coisas espirituais que ainda restavam e que estavam a ponto de desaparecer em meio ao formalismo e o apego nominal de alguns crentes por algumas verdades bíblicas. Caso a igreja praticasse essas verdades bíblicas, tornaria novamente à vida espiritual verdadeira.
A vinda de Jesus inesperada como ladrão é a Sua própria vinda real ao mundo e o protestantismo terá que arcar com as consequências de ter desprezado a luz do evangelho vinda dos reformadores.

7 – PROMESSA E RECOMPENSA – Vestes Brancas, Andar com Jesus, Confessará o nome diante de Deus, não apagará o nome do Livro da Vida.

O fato do vencedor ser vestido de branco, é um símbolo de mudar a iniquidade em justiça (Veja Zacarias 3:3-5 e Apocalipse 19:8). O Branco também é símbolo da pureza cristã que os fiéis viveram quando estavam na Terra em meio à escuridão e apostasia da igreja. Na antiga cidade de Roma, aqueles que eram candidatos a elevados cargos, usavam em manto comprido branco chamado de “TOGA” e simbolizava triunfo e gozo. Já os escravos e cativos usavam o preto que simbolizava derrota e tristeza. Aqui, Jesus, resumidamente, está dizendo o seguinte: “Se você acordar ou triunfar sobre a sonolência, despertando e retornar à vitalidade religiosa que já possuiu, eu não apagarei o seu nome do Livro da Vida, antes confessarei o seu nome diante de Meu Pai e dos santos anjos e você estará andando comigo.”

PENSE NISSO (Será que Deus é o culpado?)

"SERÁ QUE DEUS É O CULPADO?"

"Finalmente a verdade é dita na TV Americana.
A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou a ela: "Como é que Deus teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11 de setembro?"
Anne Graham deu uma resposta profunda e sábia:
“Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós.
Por muitos anos temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que Deus nos dê a sua bênção e a sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?"
À vista de tantos acontecimentos recentes; ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc...
Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O'hare (que foi assassinada), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas Americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião.
Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas...
A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, roubar e devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. E nós concordamos com esse alguém.
Logo depois o Dr.. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto estima (o filho dele se suicidou) e nós dissemos:
"Um perito nesse assunto deve saber o que está falando".
E então concordamos com ele.
Depois alguém disse que os professores e diretores das escolas não deveriam disciplinar nossos filhos quando se comportassem mal.
Então foi decidido que nenhum professor poderia tocar nos alunos...(há diferença entre disciplinar e tocar).
Aí, alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem.
E nós aceitamos sem ao menos questionar.
Então foi dito que deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas, quantas eles quisessem para que eles pudessem se divertir à vontade.
E nós dissemos: "Está bem!"
Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia e uma apreciação natural do corpo feminino.
Depois uma outra pessoa levou isso um passo mais adiante e publicou fotos de Crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição da internet.
E nós dissemos:
"Está bem, isto é democracia, e eles tem o direito de ter liberdade de se expressar e fazer isso".
Agora nós estamos nos perguntando porque nossos filhos não têm consciência e porque não sabem distinguir o bem e o mal, o certo e o errado;
porque não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios...
Provavelmente, se nós analisarmos seriamente, iremos facilmente compreender:
nós colhemos só aquilo que semeamos!!!
Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus:
"Senhor, porque não salvaste aquela criança na escola?"
A resposta dele:
"Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!!"
É triste como as pessoas simplesmente culpam a Deus e não entendem porque o mundo está indo a passos largos para o inferno.
É triste como cremos em tudo que os Jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia, ou do que a sua religião, que você diz que segue ensina.
É triste como alguém diz:
"Eu creio em Deus".
Mas ainda assim segue a satanás, que, por sinal,também "Crê" em Deus.
É engraçado como somos rápidos para julgar mas não queremos ser julgados!
Como podemos enviar centenas de piadas pelo e-mail, e elas se espalham como fogo, mas, quando tentamos enviar algum e-mail falando de Deus, as pessoas têm medo de compartilhar e reenviá-los a outros!
É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na internet, mas uma discussão pública a respeito de Deus é suprimida rapidamente na escola e no trabalho.
É triste ver como as pessoas ficam inflamadas a respeito de Cristo no sábado ou no domingo, mas depois se transformam em cristãos invisíveis pelo resto da semana.
Você, talvez, pode não querer reenviar esta mensagem a muitos de sua lista de endereços porque você, talvez, não tem certeza a respeito de como a receberão, ou do que pensarão a seu respeito, por lhes ter enviado.
Não é verdade?
Gozado que nós nos preocupamos mais com o que as outras pessoas pensam a nosso respeito do que com o que Deus pensa...
Garanto que Ele, que enxerga tudo em nosso coração, está torcendo para que você, no seu livre arbítrio, envie estas palavras a outras pessoas.
Passe essa mensagem adiante, se acha que ela tem algum mérito.
Se não, ignore-a...
Onde existe Deus
Existe fome, mas encontra-se o alimento,
Existe dor, mas encontra-se o remédio,
Existe guerra, mas pode-se estabelecer a Paz,
Existem problemas, mas, também, as soluções,
Pode-se estar só, mas não há solidão.
Onde Ele não está,
A fome mata,
A dor enlouquece,
A guerra dizima,
Os problemas são senhores,
E a solidão é companheira, mesmo no meio da multidão.
Cabe a cada um fazer a sua escolha e receber os resultados.
E, por incrível que pareça, esta é a única escolha que podemos mudar quantas vezes quisermos;
Afinal, Deus é o único que sempre tem os braços abertos para nós, quando o procuramos, arrependidos, independente do que tenhamos feito ao abandoná-lo e por quanto tempo estivemos afastados."

Conexão JA mostra porque o brasileiro é o missionário do momento

7 mandamentos do casal

1.    Os dois nunca devem irritar-se ao mesmo tempo. Isto significa evitar a explosão. Quanto mais a situação é complicada, mais a calma é necessária.
2.    Nunca gritar um com o outro, a não ser que a casa esteja em chamas. Quem tem bons argumentos não precisa gritar. Quanto mais alguém grita, menos é ouvido.
3.    Se alguém deve ganhar a discussão, deixe que seja o outro. Perder uma discussão pode ser um ato de inteligência e amor.
4.    Se for inevitável criticar, faça-o com amor. A outra parte precisa entender que aquilo que foi dito tem o objetivo de somar e não dividir.
5.    Pelo menos uma vez no dia, diga ao outro uma palavra de agrado. Muitos têm reservas enormes de ternura, mas esquecem de dizer isto em voz alta.
6.    Cometendo um erro prepare-se para admiti-lo e pedir desculpas. Admitir um erro não é humilhação. A pessoa que admite o erro demonstra ser honesta.
7.    Quando um não quer, dois não brigam. É a sabedoria popular que ensina isto. Mas esta mesma sabedoria lembra que “dois bicudos não se beijam.” Alguém tem de tomar a iniciativa, quebrar o ciclo.  Tomar a iniciativa é gesto de maturidade e amor.
(Dos meus arquivos – autoria desconhecida)
Publicado em , por Amilton Menezes