quarta-feira, 22 de junho de 2011

Simpósio de Escola Sabatina desafia líderes para crescimento de igrejas

No sábado passado, 11 de junho, durante todo o dia, mais de 80 pessoas estiveram reunidas na sede da Associação Médica de Sinop com o objetivo de discutir sobre como melhorar a Escola Sabatina, em Sinop, norte do estado.

Vários representantes das escolas sabatinas das igrejas da região como diretores, associados, secretárias (os) e professores estiveram presentes a fim de refletir sobre a ação deste ministério na igreja local.

O início da programação foi marcada com a apresentação da real situação das igrejas no que diz respeito ao crescimento, uma vez que a escola sabatina tem isto como uma de suas metas. Entre os assuntos colocados em pauta estão “A Escola Sabatina: um dos maiores e mais eficazes instrumentos para levar almas a Cristo” e “A colaboração da Escola Sabatina para o cumprimento da missão deixada por Jesus”.

Também foi apresentado um quadro sobre a situação da escola sabatina em cada igreja do estado, segundo os dados enviados pelas secretarias do departamento das igrejas locais. “O que se vê de forma geral é que muitos irmãos não têm a lição da escola sabatina, a frequência está abaixo dos 50% e o estudo diário é de 15%. A grande pergunta é: onde está a solução? A resposta está no professor”, analisa o pastor Ricardo Ferrer, líder geral da escola sabatina em Mato Grosso.

Os professores foram desafiados a cumprir os “3 Ps” que são: pastor, professor e promotor. “Hoje, o que se vê é só um passador de lição sem pastoreio dos membros e sem nenhuma promoção. Com 59 pastores para toda a igreja em Mato Grosso, com mais de 25 mil membros, fica praticamente impossível pastorear todos se pensarmos só no trabalho do ministro. Entretanto, temos mais de 1 mil professores, e se eles se engajarem na missão do pastoreio, ficará mais fácil e a igreja estará mais bem cuidada”, observa o pastor Ferrer.

Outros temas abordados no encontro foram a preparação da lição da escola sabatina, como o professor pode otimizar o tempo para o preparo da lição e como usar o tempo para fazer os alunos pensarem e aplicarem o ensino bíblico na vida diária.

De acordo Fábio Fagundes, professor da igreja de Jacarandás, em Sinop, através do simpósio ele pôde perceber várias coisas que precisa melhorar como pessoa e professor de escola sabatina. “Não fazer perguntas fechadas e tratar cada pessoa de acordo com a sua personalidade faz a diferença”, comenta.

“Os participantes saíram animados e com vontade de fazer o melhor para que a igreja cresça em espiritualidade e missão, através do estudo da Bíblia”, avalia Ferrer.

Por Ellen Ribeiro, com informações de Ricardo Ferrer

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Doador de Nova Vida

Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar
no reino de Deus. João 3:5.

Para servir devidamente a Deus, precisamos "nascer de novo". Nossas disposições naturais, que se opõem ao Espírito de Deus, têm de ser postas de lado. Precisamos ser feitos novos homens e mulheres em Cristo Jesus. Nossa velha vida não regenerada deve dar lugar a uma nova vida - uma vida repleta de amor, de confiança, de obediência voluntária. Pensais que tal mudança não é necessária para a entrada no reino de Deus? Escutai as palavra da Majestade do Céu: "Importa-vos nascer de novo." João 3:7. "Se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos Céus." Mat. 18:3. A menos que ocorra essa mudança, não podemos servir corretamente a Deus. Nosso trabalho será deficiente; serão introduzidos planos terrenos; será oferecido fogo estranho, que desonre a Deus. Nossa vida será iníqua e infeliz, cheia de ansiedade e perturbação.
A mudança de coração representada pelo novo nascimento somente poderá ser efetuada pela eficaz atuação do Espírito Santo. Só Ele pode limpar-nos de toda impureza. Se Lhe dermos permissão para moldar e afeiçoar o coração, seremos capazes de discernir a natureza do reino de Deus, e compreender a necessidade da mudança que precisa ser feita antes que possamos ter entrada nesse reino. O orgulho e o egoísmo resistem ao Espírito de Deus; toda inclinação natural da alma se opõe à mudança do convencimento e orgulho pessoal para a mansidão e humildade de Cristo. Se quisermos, porém, trilhar o caminho da vida eterna, não devemos atender às insinuações do próprio eu. Com humildade e contrição, devemos implorar a nosso Pai celestial: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro em mim um espírito inabalável." Sal. 51:10. Ao recebermos luz divina e cooperarmos com os seres celestiais, "nascemos de novo" e somos libertos da contaminação do pecado pelo poder de Cristo.
Cristo veio ao nosso mundo porque viu que os homens haviam perdido a imagem e a natureza de Deus. Ele viu que eles tinham vagueado longe do caminho da paz e pureza, e que, se ficassem entregues a si mesmos, jamais encontrariam o caminho de volta. Ele veio com uma salvação plena e completa, para transformar nosso coração de pedra em coração de carne, para transformar nossa natureza pecaminosa na Sua semelhança, de modo que, sendo participantes da natureza divina, sejamos habilitados para as cortes celestiais. The Youth's Instructor, 9 de setembro de 1897. 96577100

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Consolador

Quando vier, porém, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. João 16:13.

Como poderemos subsistir no dia da prova se não compreendemos as palavras de Cristo? Ele disse: "Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito." João 14:25 e 26. É o Espírito Santo que nos fará lembrar das palavras de Cristo. O assunto sobre o qual Cristo resolveu demorar-Se na Sua última palestra a Seus discípulos foi o da função do Espírito Santo. Ele desvendou-lhes uma vasta porção da verdade. Deviam receber Suas palavras pela fé, e o Consolador, o Espírito Santo, faria com que se lembrassem de tudo.
A consolação que Cristo deu nessa promessa consistia no fato de que a influência divina estaria com os Seus seguidores até ao fim. Mas essa promessa não é aceita e acatada pelas pessoas hoje em dia, não sendo, portanto, acalentada por elas, e o seu cumprimento não é visto na experiência da igreja. A promessa do dom do Espírito de Deus é deixada de lado, como uma questão pouco considerada pela igreja. Ela não é inculcada na mente das pessoas, e o resultado é o que é de esperar - aridez, trevas, decadência e morte espirituais. Assuntos de menor importância ocupam a atenção, e o poder divino que é necessário ao desenvolvimento e prosperidade da igreja e que, se fosse possuído, traria após si todas as outras bênçãos, esse falta, embora nos seja oferecido em infinita plenitude. Enquanto a igreja se contentar com pequenas coisas, estará inapta a receber as grandes coisas de Deus. Mas, por que não temos fome e sede do dom do Espírito Santo, já que é o meio pelo qual o coração poderá manter-se puro? O desígnio do Senhor é que o poder divino coopere com o esforço humano.
É essencial que o cristão compreenda o significado da promessa do Espírito Santo pouco antes da segunda vinda de nosso Senhor Jesus. Falai sobre ela, orai por ela, pregai a seu respeito; pois o Senhor está mais disposto a conceder o Espírito Santo do que os pais a dar boas dádivas a seus filhos. Review and Herald, 15 de novembro de 1892.

terça-feira, 14 de junho de 2011

A Promessa do Espírito

E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. João 14:16.

Quando Cristo fez a Seus discípulos a promessa do Espírito, estava Ele Se aproximando do fim de Seu ministério terrestre. Estava à sombra da cruz, com plena consciência do peso da culpa que havia de repousar sobre Ele como o portador do pecado. Antes de Se oferecer como a vítima sacrifical, instruiu Seus discípulos com respeito a um muito essencial e completo dom que ia conceder a Seus seguidores - o dom que haveria de pôr-lhes ao alcance os ilimitados recursos de Sua graça.
"Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece: mas vós O conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." João 14:16 e 17. O Salvador estava apontando para o futuro, ao tempo em que o Espírito Santo deveria vir para fazer uma poderosa obra como Seu representante. O mal que se vinha acumulando por séculos, devia ser resistido pelo divino poder do Espírito Santo. ...
A promessa do Espírito Santo não é limitada a algum século ou raça. Cristo declarou que a divina influência do Espírito deveria estar com Seus seguidores até o fim. Desde o dia do Pentecoste até ao presente, o Confortador tem sido enviado a todos os que se rendem inteiramente ao Senhor e a Seu serviço. A todos os que aceitam a Cristo como Salvador pessoal, o Espírito Santo vem como consolador, santificador, guia e testemunha. Quanto mais intimamente os crentes andam com Deus, tanto mais clara e poderosamente testificam do amor do Redentor e da Sua graça salvadora. Os homens e mulheres que através dos longos séculos de perseguição e prova desfrutaram, em larga escala, a presença do Espírito em sua vida, permaneceram como sinais e maravilhas no mundo. Revelaram, diante dos anjos e dos homens, o transformador poder do amor que redime. Atos dos Apóstolos, págs. 47-49.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Treinamento prepara calebes para desafio evangelístico de férias

A Missão Calebe surgiu como um meio para que os jovens adventistas pudessem se envolver com o evangelismo, sendo este o segundo ano em que o projeto é realizado em Mato Grosso. Assim, com o objetivo de melhor preparar o grupo para o evangelismo jovem de férias, foi realizado no último sábado, 04 de junho, um treinamento para cerca de 60 líderes da Missão Calebe, na Chapada dos Guimarães, ponto turístico de Mato Grosso.

De acordo com o pastor Levino dos Santos, líder geral dos jovens adventistas em Mato Grosso, o plano é que haja pelo menos 25 equipes da Missão Calebe espalhadas pelas mais diversas cidades do estado. Entre as atividades que os calebes pretendem realizar estão o trabalho de semeadura, que envolve estudos bíblicos, visitações a pessoas que ainda não pertencem à igreja, projetos comunitários, ações contra o tabagismo e o álcool e palestras voltadas para higiene pessoal e motivação.

A equipe da igreja do Residencial Coxipó, liderada por Rafael Mendes, vai para a cidade de Jaciara, no sul do estado. Na opinião dele, o que motiva um jovem adventista a “abrir mão” de suas férias para se dedicar exclusivamente à Missão Calebe é o amor. “Pra mim, a motivação para enfrentar o desafio de ser um calebe é o amor a Deus e ao próximo, se preocupar com as pessoas que necessitam de algo a mais”, lembra.

Os pastores Levino dos Santos, Ariel Tenório, Ricardo Ferrer, Willian Alves, Charlles Britis e o líder do Departamento de Tesouraria, Daniel Grubert ministraram várias palestras para os líderes dos calebes sobre assuntos pertinentes ao trabalho durante as férias. Foi dedicada uma atenção especial ao reavivamento e reforma, liderança, testemunhos, dicas de como fazer apelos e visitação, Missão Global, chamado de Deus e motivação.

Mendes recorda que o treinamento foi proveitoso porque contribuiu muito para a preparação e o planejamento das atividades da equipe, além de possibilitar a troca de informações com outros líderes. “As palestras motivacionais ministradas pelos pastores foram muito positivas, a atmosfera espiritual foi muito boa para que nós pudéssemos ficar ansiosos e esperançosos de que a Missão Calebe deste ano será uma benção”, destaca.

“Fiquei muito empolgado ao ver a disposição, a criatividade, a espiritualidade e alegria dos líderes de equipes da Missão Calebe. Que os jovens possam contagiar outros jovens para a verdadeira missão da juventude adventista que é auxiliar na pregação do evangelho”, aconselha o pastor Levino dos Santos.

Entre as cidades que receberão os calebes estão Colíder, Sinop, Comodoro, Lucas do Rio Verde, Terra Nova, Rio Branco, Cuiabá, Acorizal, Vila Rica, Porto Alegre do Norte, Nobres, Sapezal, Arenápolis, Torixoréu, Indiavaí, Pontes e Lacerda, Colniza, Várzea Grande, Querência, São Pedro da Cipa e União do Norte.

Por Ellen Ribeiro

segunda-feira, 6 de junho de 2011

A Palavra de Deus é Forte e Poderosa

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Heb. 4:12.

A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento espiritual. "Eu sou o pão da vida" (João 6:48), disse Cristo. ... O mundo está perecendo por falta da verdade pura, não adulterada. Cristo é a verdade. Suas palavras são verdade, e têm um significado mais profundo do que parece à primeira vista, e um valor que excede sua despretensiosa aparência. As mentes que são avivadas pelo Espírito Santo discernirão o valor destas palavras. Quando nossos olhos forem ungidos com o santo colírio, seremos capazes de descobrir as preciosas gemas da verdade, ainda que elas estejam enterradas bem abaixo da superfície.
A verdade é delicada, refinada, elevada. Quando ela molda o caráter, a mente se desenvolve sob sua divina influência. A verdade deve ser recebida no coração diariamente. Assim nos alimentamos das palavras de Cristo, que Ele declara serem espírito e vida. A aceitação da verdade fará de cada recebedor um filho de Deus, um herdeiro do Céu. A verdade que é nutrida no coração não é um princípio frio e inoperante, mas um poder vivo.
A verdade é sagrada, divina. É mais forte e poderosa do que qualquer outra coisa para a formação de um caráter semelhante ao de cristo. Há nela plenitude de alegria. Quando é nutrida no coração, o amor a Cristo tem preferência sobre o amor a qualquer ser humano. Isto é cristianismo. Isto é o amor de Deus no íntimo. Assim, a verdade pura e não adulterada ocupa a cidadela do ser. Cumprem-se então as palavras: "Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo". Ezeq. 36:26. Há nobreza na vida daquele que vive e trabalha sob a vivificadora influência da verdade. ...
Muitos que supõem estar convertidos não resistirão às provas e tentações. ... Eles não possuem uma experiência espiritual profunda. Não aplicam a verdade ao coração e à consciência. ... Há falta de piedade genuína, e esta falta os torna fracos no exército do Senhor, quando poderiam ser gigantes se estivessem dispostos a se converter de verdade. ...
Vivemos em tempos perigosos. Digo-vos no temor do Senhor que a verdadeira exposição das Escrituras é necessária para o correto desenvolvimento de nosso caráter. Quando a mente e o coração são controlados pelo Espírito Santo, quando o eu está morto, a verdade tem condições de se expandir e desenvolver constantemente. Quando a verdade, tal e qual é em Jesus, molda o nosso caráter, será vista realmente como sendo a verdade. Ao ser contemplada, brilhará mais e mais, resplandecendo com a sua beleza original. O seu valor aumentará, vivificando a mente. ... Elevará nossas aspirações, habilitando-nos a atingir a perfeita norma de santidade. Review and Herald, 14 de fevereiro de 1899.