sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Mutirão de Natal bate recorde de arrecadação em Mato Grosso

[Cuiabá-MT] Mutirão de Natal é uma campanha da Igreja Adventista do Sétimo Dia que visa atender às pessoas carentes através da doação de alimentos, brinquedos e roupas. Após quatro meses e meio desde o seu lançamento, essa campanha social se encerrou no último final de semana em diversas partes de Mato Grosso. Mais uma vez, o projeto contou com a participação de mais de 80% dos distritos pastorais. No entanto, em 2010, o crescimento no número de doações aconteceu de forma gradativa, sendo que a mobilização ganhou força nos últimos meses.

Neste ano, o projeto coletou cerca de 400 toneladas de alimentos. Assim, em comparação com o ano de 2009, que registrou 350 toneladas de alimentos na arrecadação geral, além de brinquedos, roupas, calçados e recursos em dinheiro, o índice corresponde a 50 toneladas a mais de donativos no ano de 2010. Isso representa um número expressivo na contagem de todo o território nacional.

Em Rondonópolis, as metas foram alcançadas e a igreja atingiu a marca de 12 toneladas. De acordo com Dener Padilha, coordenador do Mutirão de Natal em Rondonópolis, o projeto atende aos seguintes princípios religiosos: amar ao próximo como a nós mesmos, demonstrar amor aos pobres e aflitos, fortalecer o vínculo entre os membros da igreja e seus simpatizantes, envolvendo-os num projeto solidário dirigido que lhes dê a oportunidade de compartilhar amor, esperança, alimentos, roupas e outros recursos com a comunidade onde a igreja está inserida.

Outros destaques na arrecadação foram a Igreja Central de Várzea Grande que envolveu os alunos do Colégio Adventista da localidade. Foram coletadas 17.050 toneladas, sendo que os próprios alunos entregaram as cestas nas casas das pessoas carentes.

Irene dos Santos foi uma das beneficiadas. Ela tem quatro filhos e uma neta, sofreu derrame há sete anos e não pode trabalhar. Ela conta que Deus guia as coisas, pois ela nem ia à Igreja Adventista no domingo, pois estava indo para outro lugar. Mas encontrou uma amiga no terminal de ônibus, que a informou sobre a distribuição de alimentos. ”Resolvi ir porque estou precisando. Foi uma ajuda e tanto porque tem mês que a gente passa apertado”, agradece.

Na Igreja Central de Cuiabá, o Mutirão de Natal foi movimentado pelas equipes, caracterizadas pelas cores azul, branca, vermelha e verde. No total, a igreja somou 41 toneladas de alimentos, além brinquedos, calçados e roupas. No encerramento, dia 19 de dezembro, estiveram presentes autoridades mato-grossenses e a imprensa local.

Segundo o professor Henilson Erthal, líder geral do Mutirão de Natal em Mato Grosso, neste ano, as estatísticas de arrecadação foram bem mais distribuídas nos distritos do que no ano passado, ou seja, não foi centralizada em determinados polos (igrejas). “Não tivemos distritos que se sobressaíram. Todos participaram ativamente e a arrecadação foi de grão em grão, na unidade e na coletividade. Mais do que nunca, este ano, a vitória é de todos”, comemora.

Por Ellen Ribeiro

Agência adventista amplia postos de atendimento para vítimas do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, RJ [ASN] Novos postos de coleta foram anunciados nesta sexta-feira, dia 14, pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, a ADRA, que atua em vários países e está presente no atendimento às vítimas de enchentes no Sudeste do Brasil, especialmente o Rio de Janeiro.
O diretor da ADRA Brasil – Regional Rio de Janeiro, Fábio Sales, informa que as maiores necessidades, em termos de arrecadação, são de água potável, material de higiene pessoal, produtos de limpeza, colchões, colchonetes, pilhas, velas, fósforo, roupas de cama, fraldas infantis e geriátricas e comida pronta que não precise ser pré-aquecida de preferência. “Estamos movimentando rapidamente alguns pontos de coleta e esperamos diminuir o sofrimento de quem perdeu tudo e necessita, mais do que nunca, de solidariedade prática”, afirma Sales. [Equipe ASN, Felipe Lemos]

Postos de coleta da ADRA Rio de Janeiro (24 horas)
• Rua do Matoso, 97 – Praça da Bandeira – Rio de Janeiro – RJ
• Rua Desembargador Ferreira Pinto, 721, Centro - Itaboraí – RJ
• Avenida 7 de Setembro, 69 Bairro Icaraí - Niterói- RJ

Conta corrente da ADRA RioBanco: Bradesco
Agência: 1125-8
Conta corrente: 43493-0 em nome de Instituição Adventista Este Brasileira de Educação e Assistência Social

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Concurso sul-americano sobre a Bíblia vai incentivar universitários em 2011

Brasília-DF [ASN] Há quatro anos, os adventistas sul-americanos voltaram a um velho hábito: promover um grande concurso sobre conhecimentos bíblicos. O chamado Bom de Bíblia é realizado pelo Ministério Jovem da Igreja Adventista para oito países e, em 2011, tem um diferencial: será voltado exclusivamente aos universitários. O pastor Areli Barbosa, coordenador geral, explica que um dos principais objetivos é o de exaltar a Bíblia como Palavra de Deus e um modelo a ser utilizado na condução da vida de jovens. “Queremos, também, que este concurso seja um poderoso instrumento de incentivo à leitura diária e sistemática do livro sagrado e promova a comunhão com Deus e a integração social dos universitários”, acrescenta.

As inscrições para a quarta etapa do concurso estão abertas e podem ser feitas nas congregações locais até o dia 28 de fevereiro. O procedimento é simples. O universitário deve pegar a assinatura do seu pastor distrital na ficha de inscrição e informar o Diretor Jovem de sua igreja. As fichas e comprovantes deverão permanecer com quem fez a inscrição para serem apresentadas nos dias das provas. As provas do concurso foram elaboradas pelo pastor e especialista em arqueologia, doutor Rodrigo Silva, profundo pesquisador. A base de estudo é o Guia de Ano Bíblico Universitário, fornecido pelo Ministério Jovem neste ano, e a versão bíblica é a tradução em português de João Ferreira de Almeida – Revista e Atualizada e, em espanhol, Reina Valera, 2000.

Etapas – O Bom de Bíblia 2011 prevê nove etapas: a primeira a partir de 26 de março e a última dia 03 de dezembro, com uma grande programação que será realizada na capital do Peru, Lima. As quatro primeiras etapas são no âmbito da igreja local, a quinta no distrito pastoral, a sexta e sétima em regiões geográficas maiores e as duas últimas em nível de regiões maiores. Inclusive, a última, é a final entre os representantes de cada um dos países que compõem o território da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Os participantes da final estarão reunidos na Universidade Adventista Peruana Unión, com transmissão, ao vivo, pela Rede Novo Tempo de Rádio e TV.

Quem pode participar?Somente os candidatos ao concurso que preencherem todos os requisitos abaixo:
1. Ser membro batizado da Igreja Adventista do Sétimo Dia e estar vivendo conforme os princípios regidos por esta;
2. Ter entre 16 e 35 anos de idade;
3. Ser membro regular da Escola Sabatina da Igreja;
3. Ser Pré-Universitário, Universitário, Graduado, Pós-Graduado, Mestrado ou Doutorado (Pré-Universitários são aqueles que estão cursando 3º ano do Ensino Médio ou fazendo um cursinho pré-vestibular ou ainda quem tentou algum vestibular nos últimos 03 anos);
4. Relação de documentos que o participante deverá providenciar e apresentar em todas as etapas do concurso:
- Carta de recomendação da Comissão da Igreja assinada pelo pastor distrital;
- Comprovante de cadastramento na Associação Universitária de sua Associação/Missão (Manual: Organizando uma Associação de Universitários – MJ/D.S.A.);
- Comprovante de inscrição para o concurso dentro do prazo.

Quem não pode participar?1. Os pastores ou estudantes de Teologia;
2. Obreiros e funcionários das Instituições Adventistas;
3. Graduados ou pós-graduados em Teologia de um modo geral. [Equipe ASN, Felipe Lemos]

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Feliz Ano Novo



A saudação “Feliz Ano Novo!” tornou-se, para muitos, um chavão, repetido maquinalmente sem a menor lembrança de seu significado (da mesma forma como muitos cantam as estrofes de belos e inspiradores hinos familiares).
Contudo, repetida indiferente ou calorosamente, sincera ou insincera-mente, a saudação “Feliz Ano Novo!” revela sentimentos dignos e é altamente adequada ao começo de qualquer novo ano.
“Feliz Ano Novo” era o título da mensagem de Eilen White em The Youth’s instructor de 5 de janeiro de 1881, hã cem anos, portanto. A mensagem dizia: “Nesta bela manhã de primeiro de janeiro de 1881, saúdo as crianças e jovens de Instructor com um Feliz Ano Novo. O ano velho, 1880, com seus fardos de recordações, passou e o novo ano, com suas perspectivas, esperanças e atividades se inicia.”
O tema da mensagem da senhora White era que o ano pode ser um bem, caso você se entregue completamente a Cristo, convide os Santos anjos a dirigi-lo na senda da justiça e “deixe a sua luz brilhar” sobre os outros. Para ilustrar a importância da escolha do caminho de Deus na busca da verdadeira felicidade, ela citou a história de um homem idoso que, no final do ano, olhava através da janela.
Acima ele via o céu azul e o brilho das estrelas e abaixo, o frio, a terra coberta de neve. Em estado de profunda depressão, “ele via o túmulo aberto diante de si, e, atrás, pecados e tristezas de uma vida desperdiçada. Ele havia trilhado o caminho de sua própria escolha em busca da felicidade e não a encontrara. Corpo abatido, sua alma enchia-se de remorso.
“Os dias de sua juventude voltavam-lhe à mente como espectros reprovadores, e ele viu-se novamente numa encruzilhada — um caminho levava a um lar de paz; o outro à escuridão e desespero. Ele viu, sentiu o terrível engano cometido na escolha de negros caminhos, e seguiu a orientação de Satanás, quando os anjos de Deus estavam aguardando ansiosos para lhe mostrar o caminho da luz. A vida fora-lhe um fracasso. Atingido por aflições e desapontamentos, ele clamou em agonia: “Oh! meu Pai, permite-me voltar aos dias de minha juventude! Coloca diante de mim, outra vez, os dois caminhos, a fim de que eu possa escolher o caminho da luz.”
“Mas não houve a resposta do Pai e ele não retornou aos dias de sua juventude. Ele se lembrou dos amigos que haviam escolhido melhor caminho, e desejou tê-los acompanhado. Preferiu ter morrido na infância a ter vivido de modo desperdiçado. Com amargo remorso e lágrimas que cegavam-lhe os olhos, curvou a cabeça e clamou novamente: ‘Oh! que voltem os dias de minha juventude! Oh! que isso ocorra pelo toque da mão do anjo protetor que uma vez me foi dado para conduzir-me ao caminho da paz e da santidade’.
“E sua juventude voltou, pois tudo o que ele tinha visto, dito e sentido era apenas a visão profética de alguém que era ainda jovem em idade, porém, havia rapidamente crescido em pecado. Em uma hora de tristeza e aborrecimento com o mundo, ele tinha visto, por antecipação, o remorso e desapontamento a que ele se precipitara afastando-se de Deus; e ele despertou com alegria para descobrir que ainda lhe restava tempo para escolher o caminho da paz, da felicidade, do Céu.”
Eilen White estimula, então, seus leitores a “escolher o caminho da justiça” no começo do novo ano e a irem “avante, dirigidos pelos anjos celestiais; sejam corajosos; empreendedores; deixem a luz brilhar.”
Mensagem Ainda Apropriada
Embora escrita há cem anos e destinada basicamente aos jovens, a mensagem da senhora White é apropriada atualmente para pessoas de todas as idades. Que extraordinário privilégio estar vivo! Milhões de pessoas morreram no ano que passou; terminou, para elas, o tempo da graça; o que delas se encontra nos livros celestiais não pode ser alterado. Mas nós aqui estamos, no alvorecer de um novo ano, com a oportunidade de fazer escolhas corretas, tendo o privilégio de pedir a Cristo para cobrir nossa vida — passada e presente — com Sua perfeita justiça. Podemos permanecer em pé diante de Deus como se nunca houvéssemos pecado. Além disso, podemos render nosso coração e faculdades a Jesus para que Ele viva em nós inteiramente pelo Seu Espírito, orientando nossa decisão, purificando nossos motivos, controlando nossos pensamentos e tomando-nos cristãos amorosos e amoráveis.
Se 1981 for como outros anos, trará provações, pesares e desapontamentos, mas também alegrias e vitórias. Mas, se abrirmos o coração a Jesus, sem reservas, não seremos abatidos. Seguiremos avante com coragem.
Concluímos este artigo da maneira como a senhora White encerrou o seu, há cem anos: “Possam as palavras da inspiração ser aplicáveis a você. — ‘Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o maligno.’ I S. João 2:13. Ouça a palavra do grande apóstolo, ecoando através dos séculos. ‘Portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.’ I Cor. 16:13. Os que se encontram na luta contra a falsidade e o pecado, são achados verdadeiros e nobres. São homens que batalharão até o fim sem capitular. Concluo dese jando-lhes Feliz Ano Novo.”
Kenneth H . Wood

Review and Herald